A relação da mãe em situação de depressão com suas figuras femininas de apoio
Resumo
O objetivo deste estudo foi examinar a relação da mãe em situação de depressão com suas figuras femininas de apoio. Participaram sete mães adultas com indicadores de depressão. Estes foram avaliados através do Inventário Beck de Depressão e entrevista diagnóstica. As mães também responderam a entrevista sobre a gestação e o parto e sobre a experiência da maternidade. Os resultados de análise de conteúdo das entrevistas indicaram que embora a presença das figuras femininas de apoio tenha sido sentida como alívio e proteção pelas mães, estas delegaram os cuidados dos bebês para as figuras femininas. Nesse sentido, discute-se em que medida estas figuras ajudaram de fato estas mulheres a assumir o papel de mães. Para finalizar, enfatiza-se a importância de se considerar as peculiaridades de uma figura feminina de apoio para as mulheres em situação de depressão materna. Palavras-chave: Depressão materna; relação mãe e figuras femininas; figuras femininas de identificação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.