Construção e validação do Inventário de Estilos de Temperamento do Professor (ietp)

Autores

  • Cristina Maria D' Antona Bachert Pontifícia Universidade Católica de Campinas http://orcid.org/0000-0003-1533-6351
  • Solange Muglia Wechsler Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Wagner de Lara Machado Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.20158

Palavras-chave:

Temperamento, Estilos, Processo ensino-aprendizagem, Formação de professores.

Resumo

O Inventário de Estilos de Temperamento do Professor (IETP) é um instrumento de autorrelato composto por quatro dimensões: Extrovertido-Introvertido, Prático-Imaginativo, Pensamento-Sentimento e Organizado-Flexível, que teve suas propriedades psicométricas avaliadas em dois estudos. O primeiro analisou as evidências de validade baseadas nos 40 itens construídos e contou com a participação de cinco pesquisadores da área de Avaliação Psicológica. O segundo investigou as evidências baseadas na estrutura interna do IETP, que foram avaliadas por meio da Análise Fatorial Exploratória com definição de quatro fatores e seus coeficientes de fidedignidade (F1 = 0,77; F2 = 0,80; F3 = 0,90; F4 = 0,70). Participaram deste estudo 400 professores que lecionavam no Ensino Fundamental II e Ensino Médio (média de idade = 41,1 anos, SD = 10,97). Uma análise de agrupamentos (Two-Step Cluster) identificou a presença de dois grupos: Catalizador (59,9%) e Compreensivo (40,1%). Conclui-se que o IETP possui qualidade científica para facilitar ao professor avaliar e aprimorar seu estilo pessoal de ensinar.

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Biografia do Autor

Cristina Maria D' Antona Bachert, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicologia Educacional - Área de Formação de Professores

Solange Muglia Wechsler, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu / Avaliação Psicológica

Wagner de Lara Machado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu - Área de Avaliação Psicológica

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Publicado

2016-01-26

Como Citar

Bachert, C. M. D. A., Wechsler, S. M., & Machado, W. de L. (2016). Construção e validação do Inventário de Estilos de Temperamento do Professor (ietp). Psico, 47(1), 56–67. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.20158

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