A espera: projeto e ação de acolhimento a partir da escuta da população
Resumo
Este relato procura lançar questões importantes acerca das políticas públicas na área da saúde as quais dizem respeito às iniciativas de humanização e à melhoria das condições de atendimento à população usuária do SUS. Traz a descrição de uma proposta de ação junto à comunidade da Vila Jardim, realizada pela equipe da Unidade de Saúde Divina Providência, do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, e integrada à rede de saúde do município de Porto Alegre-RS, Brasil. A referida ação consistiu de uma escuta à população sobre o ato de esperar pelo atendimento. Os dados levantados pela atividade trouxeram questionamentos e mudanças para o processo de trabalho da Equipe, no sentido de buscar acolher as demandas dos usuários. Essa experiência permitiu, dentre outras reflexões, observar que projetos de melhoria no atendimento da população usuária do SUS dependem das realidades das equipes, do território e da população em que serão implementados.
Palavras-chave: Acolhimento; escuta; SUS; saúde comunitária; psicologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.