Desempenho na Leitura. Crianças Portuguesas e Espanholas. Estudo Comparativo, Exploratório, com a Utilização da PROLEC-R
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.17649Palavras-chave:
Leitura, Desempenho na leitura, Comparação intercultural, Estudo exploratório, Adaptação de instrumentos.Resumo
Os pressupostos deste estudo assentam na assunção da importância da leitura enquanto forma de aquisição de conhecimentos, de enriquecimento cultural e social, bem como de prazer e entretenimento, e, igualmente, da constatação da escassez de medidas nacionais fiáveis, válidas e aferidas nacionalmente de avaliação deste processo complexo. O objetivo último é contribuir para a aferição portuguesa da Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças, a PROLEC-R, para crianças dos 6-12 anos, explorando o desempenho numa amostra de crianças portuguesas, comparando com uma amostra de crianças espanholas do 5º ano de escolaridade. Verificamos uma acentuada dificuldade dos alunos de ambas as amostras nas provas Estruturas Gramaticais, Compreensão de Textos e Compreensão Oral, não se registando diferenças nem dificuldades acentuadas nas restantes provas. Concluímos pela afirmação da necessidade de mais estudos.
Downloads
Referências
Borges, A. G. S., Assagra, A.G. & Alda, C. G. L. (2010). Leitura: O Mundo Além das Palavras. Curitiba: Instituto RPC.
Campos, G. P. C. (2008). O Processo de Leitura: Da Descodificação à Interação. Revista Objetiva, 4, 56-65.
Carvalho, A. C. & Pereira, M. M. (2008). Teste de Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura: O Rei. Actas do 7.º Encontro Nacional (5.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração (pp. 155-169). Braga: Universidade do Minho,
Cruz, V. (2007). Uma Abordagem Cognitiva da Leitura. Lisboa: Lidel.
Cuetos, F., Rodríguez, B., Ruano E. & Arribas, D. (2009). Bateria de Evaluacion de los Processos Lectores, Revisada. Madrid: TEA Ediciones, S.A.
Esteves, M. (2009). Construção e desenvolvimento das competências profissionais dos professores. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 8, 37‑48.
Figueira, A. P. & Lopes, I. P. (n.d). Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças, a PROLEC-R. (versão de investigação, CEGOC).
Leite, I. & Bragança, A. (2010). Estudo dos Manuais Escolares da Língua
Portuguesa para o 1º Ano de Escolaridade. In R. Beard, L. S. Siegel, I.
Leite & A. Bragança (Ed.), Como se Aprende a Ler? (cap. 4, pp.99-140). Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Merçon, J. (2013). Desempenho na Leitura (a partir da PROLEC-R): Estudo Comparativo entre Crianças Portuguesas e Espanholas. Análise Exploratória. Dissertação de Mestrado não publicada apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Paulino, J. I. B. (2009). Consciência Fonológica: Implicações na Aprendizagem da Leitura. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Roque, E. (2011). A Prolec-r (Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças). Contributo para a sua Adaptação para a População Portuguesa. Estudo Exploratório com Crianças do 5º Ano de Escolaridade. Dissertação de Mestrado não publicada apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Silva, A. C. (2003). Até à Descoberta do Princípio Alfabético. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Sim-Sim, I. & Viana, F. L. (2007). Para a Avaliação do Desempenho da Leitura. Lisboa: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação.
Soares, M. B. (1991). Alfabetização no Brasil – o estudo do conhecimento. Brasília: Inep/Reduc.
Soares, M. (2000). As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In R. Zilberman, & E. T. Silva (Org.), Leitura: perspectivas disciplinares (pp. 18-299). São Paulo: Ed. Ática.
Velásquez, M. G. F. (2002). Consciência fonológica e conceitos acerca da escrita: um estudo com alunos do 1º ano de escolaridade. Braga: Instituto de educação e psicologia (Tese de Mestrado).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.