Desempenho na Leitura. Crianças Portuguesas e Espanholas. Estudo Comparativo, Exploratório, com a Utilização da PROLEC-R

Autores

  • Ana Paula Couceiro Figueira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
  • Jennifer Merçon merçon Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.17649

Palavras-chave:

Leitura, Desempenho na leitura, Comparação intercultural, Estudo exploratório, Adaptação de instrumentos.

Resumo

Os pressupostos deste estudo assentam na assunção da importância da leitura enquanto forma de aquisição de conhecimentos, de enriquecimento cultural e social, bem como de prazer e entretenimento, e, igualmente, da constatação da escassez de medidas nacionais fiáveis, válidas e aferidas nacionalmente de avaliação deste processo complexo. O objetivo último é contribuir para a aferição portuguesa da Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças, a PROLEC-R, para crianças dos 6-12 anos, explorando o desempenho numa amostra de crianças portuguesas, comparando com uma amostra de crianças espanholas do 5º ano de escolaridade. Verificamos uma acentuada dificuldade dos alunos de ambas as amostras nas provas Estruturas Gramaticais, Compreensão de Textos e Compreensão Oral, não se registando diferenças nem dificuldades acentuadas nas restantes provas. Concluímos pela afirmação da necessidade de mais estudos.

 

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Biografia do Autor

Ana Paula Couceiro Figueira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

Jennifer Merçon merçon, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

mestrado em psicologia da educação

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

Figueira, A. P. C., & merçon, J. M. (2015). Desempenho na Leitura. Crianças Portuguesas e Espanholas. Estudo Comparativo, Exploratório, com a Utilização da PROLEC-R. Psico, 46(2), 226–232. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.17649

Edição

Seção

Artigos