A família que aparece na mídia: hegemonia de um modelo
Palavras-chave:
família, mídia, relações de poderResumo
A discussão sobre um modelo de família – aquela constituída por pai, mãe e seus filhos – que aparece de forma recorrente na mídia é o mote deste artigo, cujos dados provêm de uma pesquisa acerca dos discursos da mídia a respeito da paternidade. As análises que realizo, em sintonia com a perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Foucaultianos, focalizam as relações de poder implicadas na produção cultural das redes de significações. Assim, mostro como, ao longo do tempo e a partir de diferentes campos de saber/poder, foi sendo construído e naturalizando este modelo de família, que parece receber o status de família ‘normal’ em variados produtos midiáticos. Reflexões acerca da importância da mídia no processo de subjetivação no mundo contemporâneo e das implicações subjetivas do caráter hegemônico deste modelo perpassam o texto.Downloads
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Publicado
2008-08-29
Como Citar
Hennigen, I. (2008). A família que aparece na mídia: hegemonia de um modelo. Psico, 39(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/1493
Edição
Seção
Artigos