O desenvolvimento da empatia como prevenção da agressividade na infância

Palavras-chave:

Empatia, agressividade, violência, habilidades sociais, desenvolvimento socioemocional

Resumo

Michelle Girade Pavarino
Almir Del Prette
Zilda A. P. Del Prette
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)


Este artigo tem por objetivo analisar a relação entre empatia e agressividade, à luz do referencial teórico do Treinamento das Habilidades Sociais. Dentre as várias classes de comportamentos sociais, a empatia tem sido considerada como de importância crítica para o desenvolvimento saudável. Dada a correlação inversa entre essas duas variáveis, estudos nacionais e internacionais consideram déficits nessa área como um dos fatores de risco para comportamentos anti-sociais, especialmente os agressivos. Defende-se, neste texto a necessidade de maior investimento educacional em programas preventivos visando inibir os comportamentos agressivos e promover a empatia.
Palavras-chave: Empatia; agressividade; violência; habilidades sociais; desenvolvimento socioemocional.

ABSTRACT

The development of empathy as a preventive factor of aggressiveness
This paper aimed to analyze the relationship between empathy and aggressiveness, based on the theoretical background of Social Skills Training. Among the several classes of social behaviors, the empathy has been considered as one of critical importance for the healthy development. Given the inverse correlation between these two variables, national and international studies consider deficit in this area as one risk factor for aggressive behaviors. It is argued the need of educational investment in preventive programs to inhibit aggressive behaviors and to promote empathy.
Key words: Empathy; aggressiveness; violence; social skills; socioemocional development.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-04

Como Citar

O desenvolvimento da empatia como prevenção da agressividade na infância. (2006). Psico, 36(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/1382

Edição

Seção

Artigos