Monitoramento Metacognitivo de Crianças de Acordo com o Nível de Desempenho em Medidas de Capacidades Intelectuais

Autores

  • Marília Zampieri Universidade Federal de São Carlos
  • Patrícia Waltz Schelini Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Metacognição, monitoramento metacognitivo, medidas metacognitivas, medidas intelectuais, modelo CHC.

Resumo

O monitoramento metacognitivo tem um papel importante para que os indivíduos obtenham informações a respeito do seu próprio funcionamento cognitivo e pode ser avaliado por meio da formulação de julgamentos, que são estimativas a respeito do desempenho apresentado. No presente estudo, o monitoramento metacognitivo de 44 crianças do quinto ano do Ensino Fundamental foi investigado durante a realização de três subtestes de uma bateria de inteligência, cujo referencial é o Modelo Cattell-Horn-Carrol. O objetivo foi investigar a relação entre as medidas de monitoramento de acordo com o nível de desempenho nas tarefas propostas. Os resultados indicaram que a amostra já apresentava habilidades de monitoramento metacognitivo e algumas medidas de monitoramento mostraram-se significativamente melhores entre os participantes com desempenho mais alto nos subtestes. Os dados são relevantes para confirmar, na população nacional, as informações da literatura internacional, e também para discutir a importância do incentivo e estímulo ao treinamento das habilidades metacognitivas.

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Publicado

2013-07-19

Como Citar

Zampieri, M., & Schelini, P. W. (2013). Monitoramento Metacognitivo de Crianças de Acordo com o Nível de Desempenho em Medidas de Capacidades Intelectuais. Psico, 44(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/11850

Edição

Seção

Artigos