Recursos Familiares e Desempenho de Crianças em Compreensão de Leitura

Autores

  • Rebecca de Magalhães Monteiro Faculdade Pitágoras
  • Acácia Aparecida Angeli Santos Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Recursos familiares, compreensão de leitura, avaliação psicoeducacional.

Resumo

O presente trabalho investigou os recursos familiares e sua relação com o desempenho em compreensão de leitura de alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública e outra particular de Belo Horizonte, Brasil. Também foram exploradas as diferenças relativas ao tipo de escola (pública e particular). Participaram 404 crianças com idades entre 7 e 13 anos (M = 9,10; DP = 1,20). Os instrumentos utilizados foram o Inventário dos Recursos do Ambiente Familiar - RAF e dois testes de Cloze, para avaliação da compreensão de leitura. Foi encontrada uma correlação positiva e significativa entre as categorias e o total do RAF com os escores médios do Cloze. Os resultados revelaram uma diferença estatisticamente significativa entre as médias dos alunos no RAF e no Cloze, favorecendo os alunos da escola particular. Verificou-se a importância da avaliação dessas variáveis para que ações de prevenção no âmbito do ensino público possam ser empreendidas.

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Biografia do Autor

Rebecca de Magalhães Monteiro, Faculdade Pitágoras

Doutora em Psicologia pela USF e professora da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte-MG.

Acácia Aparecida Angeli Santos, Universidade São Francisco

Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade São Francisco

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Publicado

2013-07-19

Como Citar

Monteiro, R. de M., & Santos, A. A. A. (2013). Recursos Familiares e Desempenho de Crianças em Compreensão de Leitura. Psico, 44(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/11758

Edição

Seção

Artigos