Depressão como Causa de Afastamento do Trabalho: Um Estudo com Professores do Ensino Fundamental

Autores

  • Jaqueline Brito Vidal Batista Universidade Federal da Paraíba
  • Mary Sandra Carlotto PUCRS
  • Antonio Marcos Moreira Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Saúde metal do trabalhador, saúde do professor, depressão.

Resumo

Chamando a atenção para a prevalência da depressão na categoria docente, este estudo identificou afastamentos do trabalho de professores da rede municipal da cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, em decorrência de transtornos mentais, especificamente, depressão. É um estudo descritivo, retrospectivo, transversal, quantitativo, baseado no universo de 414 fichas médicas individuais de professores, entre os anos de 1999 e 2006, cujos diagnósticos para o afastamento do trabalho correspondiam a transtornos mentais. Os resultados mostram que, das 414 licenças no período estudado, 211 (51%) foram devido à depressão, subdividindo-se por faixa etária da seguinte forma: entre os 30 e 39 anos de idade, 77,7% das licenças foram por outros transtornos mentais e 22,3% por depressão; entre os 40 e 49 anos de idade, 46,7% das licenças deram-se em decorrência de outros transtornos mentais e 53,3% por depressão; entre os 60 e 69 anos de idade, 33,3% dos motivos das licenças foram outros transtornos mentais e 66,7% por depressão. Entre as mulheres, 50,5% das licenças por transtornos mentais foram devido à depressão.

Downloads

Biografia do Autor

Jaqueline Brito Vidal Batista, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Saúde Pública; Professora Adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Mary Sandra Carlotto, PUCRS

Doutora em Psicoogia Social; Professora Adjunto da PUC/RGS

Antonio Marcos Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Estatística. Professor Assistente da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Batista, J. B. V., Carlotto, M. S., & Moreira, A. M. (2013). Depressão como Causa de Afastamento do Trabalho: Um Estudo com Professores do Ensino Fundamental. Psico, 44(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/11551

Edição

Seção

Artigos