
Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016.

ABSTRACT
In this case study of RTVE-PR (Rádio e TV Educativa do 
Paraná), quantitative data on the programming of the 
educational broadcaster were collected. A reduction in 
production capacity of the TV was noted as well as an 
increase of relay content from other stations, such as TV 
Cultura, which is occupying 29% of the RTVE program 
schedule. Qualitative aspects of programming were 
observed, not the technical issues, but the content, 
where it was identified that a breach of the basic 
principle of editorial independence of journalism in 
news programs existed, characterized by the absence 
of a plurality of opinions and a strengthening of 
the official sources of information; for example, the 
governor was one of the most requested.

Keywords: RTVE-PR. Educativa. Public Communication. Paraná.

RESUMO
Apresentamos um estudo do caso da RTVE-PR no qual 
levantamos dados quantitativos sobre a programação 
da emissora educativa. Verificamos uma redução 
da capacidade produtiva da emissora e aumento 
da reprodução de conteúdos de outras emissoras, 
como é o caso da TV Cultura que ocupa 29% da 
grade de programação da RTVE.Também observamos 
aspectos qualitativos da programação, nos atendo 
não às questões técnicas, mas ao conteúdo, onde 
identificamos o descumprimento do princípio 
básico do jornalismo de independência editorial nos 
programas noticiosos, marcada pela ausência de 
pluralidade de opiniões e pelo reforço às fontes de 
informação oficiais, sendo o próprio governador um 
dos mais requisitados. 

Palavras-chave: RTVE. Educativa. Comunicação Pública. Paraná.

O drama da comunicação pública no Paraná:      
o caso da RTVE-PR
The drama of public communication in Paraná: the RTVE’s case

Guilherme Carvalho
Doutor pela Unesp (2012) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui pós-graduação (lato 
sensu) em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e graduação em Comunicação 
Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001).
<guilhermegdecarvalho@hotmail.com>

mídia, cultura e tecnologia

Revista

Televisão

Introdução
A Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE-PR), com sede em Curitiba, 

também conhecida atualmente como É-Paraná, é uma emissora estatal criada 
em 1987. Ao longo de sua existência seu funcionamento foi marcado pelo uso 
de sua estrutura para atender aos interesses político-partidários, institucionais 
e pessoais dos governadores que estiveram à frente do estado. No momento 
em que se verificam tentativas de consolidação de um sistema público de 
comunicação no país, por meio da criação da TV Brasil, em 2007, práticas como 
as que vêm sendo exercidas na RTVE-PR ficam mais sujeitas a questionamentos. 
Principalmente a partir do aprofundamento do debate sobre o papel da mídia 
pública e sobre sua relevância para a sociedade brasileira.

DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.22092

ISSN: 1415-0549
e-ISSN: 1980-3729

ID22092



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

Dentre as questões a serem respondidas, está a compreensão sobre o que 
é mídia pública, procurando entender a noção de “público” em uma sociedade 
marcada pelo autoritarismo de governos e por uma concepção distorcida sobre 
o papel do Estado. Nesse cenário, é preciso verificar quais veículos podem ser 
enquadrados na condição pública. Em sua maior parte, a literatura acadêmica 
brasileira do campo das Comunicações, por exemplo, tem classificado as 
emissoras educativas como públicas ou possivelmente públicas. Nossa pesquisa 
pretende contribuir para este debate partindo de uma pesquisa ainda em 
andamento e que tem como objeto de estudo a Mídia Pública. Apresentamos 
um estudo do caso da RTVE no qual levantamos dados quantitativos sobre 
a programação da emissora, procurando demonstrar que o aparelhamento 
da emissora para fins particulares anda pari passu com uma redução da sua 
capacidade produtiva, marcada pelo pouquíssimo tempo dedicado para as 
produções locais e pela extensa reprodução de conteúdos de outras emissoras, 
como é o caso da TV Cultura, que ocupa 29% da grade de programação da RTVE.

Também observamos aspectos qualitativos da programação, nos 
atendo não às questões técnicas, mas ao conteúdo, onde identificamos o 
descumprimento do princípio básico do jornalismo de independência editorial 
nos programas noticiosos, marcada pela ausência de pluralidade de opiniões e 
pelo reforço às fontes de informação oficiais, sendo o próprio governador um 
dos mais requisitados. Destaca-se ainda a pouca atenção dada à diversidade da 
cultura regional e para sua natureza educativa. 

Nosso estudo também traz uma análise histórica do desenvolvimento 
das emissoras educativas do Brasil, com atenção especial à RTVE, para 
buscar radicalmente os problemas atuais enfrentados pela emissora. Por fim, 
apontamos nas considerações finais aquilo que identificamos como propostas 
fundamentais para aproximar a emissora dos fins públicos.

Sistema de comunicação no Brasil e as “educativas”
No Brasil o sistema de comunicação consolidou-se tardiamente, antes 

mesmo de uma lógica competitiva de mercado. Sendo assim, o sistema 
nacionalizado de satélites e cabos, não poderia contar com investimentos 
privados. “O sistema de redes, condição essencial para o funcionamento 
da indústria cultural, pressupunha um suporte tecnológico que no Brasil, 
contrariamente dos Estados Unidos, é resultado de um investimento do Estado. 
” (Ortiz, 1994, p. 118).

Assim, tem-se naturalizado que o sistema público de comunicação no 
Brasil deve ser concedido para exploração da iniciativa privada. A partir do ideal 



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

de Estado-nação, o governo brasileiro deveria promover as condições para que 
se realizasse uma arena pública de debate – financiando e comprando tecnologia 
– mas, naquele período (1960-1970), ao mesmo tempo em que exercia um forte 
controle por meio da censura aos conteúdos exibidos, concedia-se a exploração 
do sinal para empresários que demonstravam alinhamento ideológico com o 
governo militar.

Ortiz (1994) demonstra que o governo tinha um forte interesse na 
expansão dos meios de comunicação brasileiros para que pudesse promover 
a “integração nacional”. A primeira vista, ao receber uma concessão pública 
para exploração do sinal, qualquer emissora estaria apta a realizar aquilo que o 
Estado não fez, portanto, deveria atuar como promotora dos interesses públicos 
e compor um aparente sistema público. Mas a estruturação desse sistema pauta-
se, no entanto, pela demanda do consumo e não pela promoção da cultura local 
ou do popular. Nessas condições, imperam produções que seguem as razões do 
mercado, legitimadas pela perspectiva superficialmente política e nacionalista 
e que formam uma ideia distorcida para os próprios brasileiros do que é cultura 
e do que é nação (Ortiz, 1994).

A ação do Estado em relação aos meios de comunicação ganhou força 
com a crise econômica de 1973 marcada pela recessão em países periféricos 
e o questionamento social que se exercia contra os regimes autoritários. Na 
emergência de demandas que propunham o fortalecimento das relações entre 
os países da América Latina, surge uma proposta de “nova ordem mundial da 
informação e da comunicação” na qual os meios de comunicação de massa 
deveriam ser encarados como 

fundamentais na mobilização da opinião pública para respaldar 
as decisões dos dignatários governamentais, principalmente nos 
regimes democráticos, onde muitas vezes as campanhas orientadas 
por monopólios de difusão massiva podem seduzir multidões 
para comportamentos politicamente equivocados, produzindo 
repercussões que quase sempre inibem a atuação dos governantes ou 
os induzem a retroagir em questões de evidentes interesses nacional 
e popular, habilmente manipuladas pelos persuasores profissionais 
a serviço de grupos privilegiados ou de interesses externos. (Melo, 
1989, p. 16)

A comunicação, portanto, passaria a ser encarada como questão de 
soberania nacional. Não por acaso, a legislação do Brasil, no que diz respeito 
à comunicação, passa a impedir investimentos estrangeiros em meios de 



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

comunicação1. O investimento do Estado deveria ser destinado para infra-
estrutura e para produção de conteúdo próprio; tornar-se-ia meio para o 
desenvolvimento cultural, econômico e social dos países. 

Não obstante o sistema nacional de comunicação seja operado pela 
iniciativa privada, como é o caso da radiodifusão e da imprensa, a 
presença do aparelho estatal é ostensiva e eficiente, operando 
setores estratégicos que vão das telecomunicações e da informática 
até as novas tecnologias de fibras óticas, pacotes de dados, antenas 
para captação de sinais de satélite. (Melo, 1989, p.35).

Os governos militares brasileiros garantiriam na lei a existência de canais 
de rádio e televisão mantidos pelos estados e municípios. Surgem, então, as 
emissoras “educativas”. A lógica dessas emissoras, criadas a partir do Decreto 
Lei 236, de 28 de fevereiro de 1967, é o da formação de um contingente 
populacional com baixa escolaridade que pudesse atuar nas cidades grandes 
do país que viviam um intenso processo de industrialização (Valente, 2009). 
Aparentemente, a intenção era preparar o máximo de pessoas possíveis, em 
menor tempo, para atuar no novo mercado de trabalho que se constituía no país. 
A iniciativa propunha a substituição da sala de aula para aperfeiçoar alunos e 
professores. Nesse sentido, não visavam a competição pela audiência. Por outro 
lado, as “educativas” tinham ainda menor autonomia editorial. Constituíam-se 
como emissoras dos estados, portanto, estatais, mas com poucas possibilidades 
de diversificação de conteúdos e pluralidade de opiniões. 

A primeira emissora educativa a entrar no ar foi a TV Universitária de 
Pernambuco, em 1967. Entre 1967 e 1974, surgiram nove emissoras educativas 
por meio do Decreto-lei 236/67. A lei assinada pelo então presidente Castello 
Branco, passou a prever no Código Brasileiro de Telecomunicações, criado em 
1962, a possibilidade de concessão de canais para União; Estados, Municípios; 
Universidades; e Fundações, desde que se destinassem “à divulgação de 
programas educacionais, mediante a transmissão de aulas, conferências, 
palestras e debates. [...] (E considerando que) A televisão educativa não tem 
caráter comercial, sendo vedada a transmissão de qualquer propaganda, direta 

1   Contraditoriamente, neste mesmo período, em 1965, a TV Globo firmou um contrato de 
assistência técnica assinada com o grupo norte-americano Time-Life onde recebeu U$ 5 milhões, 
no qual previa uma participação nos lucros da emissora brasileira. O acordo foi referendado 
pelo Governo Federal e a denúncia de inconstitucionalidade arquivada no Congresso Nacional. 
(Silva, 1985).



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

ou indiretamente, bem como o patrocínio dos programas transmitidos, mesmo 
que nenhuma propaganda seja feita através dos mesmos. ” (Decreto, 2015).

Seguindo a política governamental para as rádios e televisões educativas 
do país, em 1972, o Ministério da Educação (MEC) criou o Programa Nacional 
de Teleducação (PRONTEL) com o objetivo de coordenar as atividades de 
teleducação no país. Até o final dos anos 1980, as rádios e televisões educativas 
contavam com conteúdos inteiramente produzidos sob supervisão do Ministério 
da Educação, administrado pelo Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa 
(SINRED) (Fradkin, 2015). Com a revisão da legislação a partir dos anos 1990, as 
emissoras educativas passaram a operar com maior autonomia em relação ao 
Governo Federal, mas não em relação aos governantes. 

As brechas na legislação, ampliadas pela nova conjuntura que beneficiava 
os interesses privados, fez com que as emissoras educativas do país herdassem 
o modelo institucional, facilitando o uso para o atendimento de interesses 
político-partidários, sem que concorressem com os interesses privados. Assim, 
não era política de Estado constituir emissoras que disputassem audiência com 
as emissoras privadas. Ao contrário, as estatais atuavam (e ainda atuam em sua 
maioria) com baixa qualidade de conteúdo e pouca produção própria, relegadas 
a canais inexpressivos ou com baixíssima audiência.

“O atual modelo descende diretamente do período autoritário, cuja 
finalidade era assegurar, por meio da imagem eletrônica, a integração nacional 
no plano do imaginário, deixando de lado o contraditório, a pluralidade, a 
discordância. ” (Bucci, 2015). Ou seja, o cenário atual ainda é frágil em relação 
às condições para a estruturação de um sistema de comunicação voltado para 
atender aos interesses públicos. O uso das concessões de TV como “moeda 
de troca” entre o governo, políticos e empresários, prática conhecida como 
“coronelismo eletrônico”, que garantiu verdadeiros impérios da comunicação 
como a Rede Globo, ainda é utilizada no país2. 

2   Fernando Henrique Cardoso (1994-2001) autorizou 357 concessões de TV’s educativas sem 
licitação, parte considerável durante o período em que Pimenta da Veiga (PSDB-MG) ocupou o 
Ministério das Comunicações. Das concessões que este distribuiu, perto de 100, pelo menos 23, 
foram para políticos, a maioria de Minas Gerais. No Governo Lula, durante três anos e meio de 
seu primeiro mandato, foram aprovadas 110 emissoras educativas – 29 televisões e 81 rádios –, 
sendo pelo menos sete concessões de televisão e 27 de rádio para fundações ligadas a políticos 
(Folha, 2015). Diante desse quadro, podemos presumir que parte significativa dessas emissoras 
está a serviço de interesses particulares e distante de sua finalidade educacional.



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

A sina governista da RTVE-PR
A Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE-PR) é transmitida via 

frequência de rádio AM 630 para Curitiba, cidades do interior próximas à capital 
e litoral do estado do Paraná, e FM 97,1 para a grande Curitiba. Na televisão 
o sinal pode ser sintonizado em rede aberta pelo canal 9 VHF, em Curitiba e 
região. O sinal da emissora também chega a outras regiões do estado por meio 
de 45 repetidoras e 14 retransmissoras. O sinal também é emitido em formato 
digital, canal 9.1 e em UHF, canal 36. O conteúdo também pode ser acessado 
pela internet, em streaming, pelo endereço http://www.e-parana.pr.gov.br/.

A RTVE é uma dentre as 37 geradoras de conteúdo localizadas em território 
paranaense. O estado ainda conta com 488 retransmissoras que distribuem o 
sinal das redes para todo o estado, sendo 22 redes de TV em atuação. Em rádio, 
são 175 emissoras AM e 143 FM. (Donos, 2015).

A Rádio Educativa do Paraná surgiu em 1953, mas só começou a operar 
em 1955, com transmissão em Curitiba, com sede inicial no Colégio Estadual do 
Paraná. Em 1992 a emissora passou a se chamar Rádio Educativa e começou a 
ser transmitida também em frequência FM. 

O canal de TV seria criado apenas a partir de 1987, mesmo após alguns 
anos de concessão pelo governo militar, por meio da promulgação do decreto 
839, assinada pelo então governador Álvaro Dias (1986-1991), que promovia 
uma emenda à Constituição Estadual, na qual criava a Fundação Rádio e 
Televisão do Paraná. 

A Fundação unia os canais de rádio e tevê, retirando a rádio da administração 
da Secretaria Estadual de Comunicação e garantindo orçamento próprio para a 
emissora. Dentre as funções da RTVE, segundo o estatuto que acompanhava 
o decreto, estavam a “promoção de atividades educativas e culturais, através 
do rádio e da televisão. ” O artigo 5º do estatuto prevê a proibição do uso da 
emissora para fins político-partidários ou para finalidades comerciais, mas 
permite a doação e repasse de recursos por meio de apoio cultural, seguindo 
o modelo paulista, já que a manutenção da emissora ligada diretamente ao 
Estado impediria o repasse de verbas que não fossem exclusivamente estaduais.

A criação da Fundação aparentemente promovia um avanço no aspecto 
da independência da emissora, seguindo o exemplo da TV Cultura de São 
Paulo. Mas diferente da emissora paulista, a paranaense previa em sua estrutura 
organizacional, composta de conselho administrativo, fiscal e de programação, 
e em sua diretoria executiva, muito poucos mecanismos de participação social 
ou de quadros especializados. A começar pelo diretor da emissora, que seria 



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

indicado pelo próprio governador e que deveria estar enquadrado na Secretaria 
Estadual de Comunicação.

Dos oito membros do Conselho de Administração da emissora, seis 
deveriam ser provenientes da administração direta do governo. Já, a diretoria 
executiva tinha ainda menos pluralidade. Ela deveria ser composta pelo diretor 
presidente, um diretor administrativo-financeiro e um diretor técnico, todos 
nomeados pelo governador do estado, por proposta do secretário de estado 
da comunicação social. O mesmo ocorreria com os três membros do conselho 
fiscal. A lógica também permanecia no Conselho de Programação. Dos oito 
membros, seis deveriam ser nomeados pelo secretário de comunicação, por 
meio da indicação de outros secretários do estado. 

A organização de uma fundação para prever a produção e transmissão de 
conteúdos, no entanto, “ficou no papel”. A programação praticamente resumia-
se a retransmissão de conteúdos da TV Cultura e de programas do sistema 
SINRED do Ministério da Educação.

A TV do Paraná só começaria a produzir algo a partir dos anos 1990 com 
programas culturais. Em 1991 o então governador Roberto Requião (1991-
1994) assinou o decreto 1.422, que transformava a fundação em autarquia. A 
nova lei transferia a reponsabilidade de gestão da emissora para a Secretaria de 
Cultura, dando a entender que a produção se voltaria para uma prática menos 
institucionalizada. Porém, o regulamento aprovado praticamente reproduzia 
a estrutura anterior da Fundação, com a diferença de que foram criados 
departamentos internos, os quais contariam com funcionários indicados 
diretamente pelo diretor presidente, sendo este, indicado pelo secretário de 
cultura e nomeado pelo governador. Em essência, a estrutura organizacional e 
o modelo de gestão permaneciam inalterados. O nome da emissora foi mudado 
para Canal Paraná e a maior parte da programação era de retransmissão de 
conteúdos da TV Cultura de São Paulo. A liberdade na produção de conteúdos, 
no entanto, não poderia nem mesmo ser verificada, uma vez que não havia 
produção significativa.

Alguns anos depois, na gestão do então governador Jaime Lerner (1995-
2002), a TV passou a se chamar TVE Paraná, sem passar por grandes mudanças3. 

Em sua segunda gestão (2003-2010), Requião promoveria outra mudança 
no nome da TV, passando a se chamar Paraná Educativa. Dessa vez a emissora 
receberia investimentos significativos. Foram contratados 172 funcionários por 

3   As mudanças de nome fantasia da RTVE-PR demonstram a ausência de uma política editorial 
autônoma no canal de TV, uma vez que se muda o nome sempre que muda o governador. A 
prática tem se repetido sempre que um novo político assume o governo estadual.



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

meio de uma parceria com uma fundação4 e foram adquiridos equipamentos 
novos. A emissora finalmente começaria a gerar conteúdo significativo. Em 2007, 
o Governo do Paraná investiu R$ 18 milhões na RTVE, o maior montante até 
então, o que lhe permitiu preencher 44% de sua grade diária de programação 
com produção própria. Porém, a falta de independência editorial fez com que 
a TV ganhasse status de “emissora do governador”, por produzir conteúdos de 
promoção pessoal, o que lhe rendeu processos judiciais. 

A Justiça Federal condenou o ex-governador pelos programas e/
ou matérias consideradas ofensivas aos princípios constitucionais 
invocadas em uma ação popular e na ação civil pública do MPF/
Paraná, como várias edições dos programas ‘Governo Hoje’, 
‘Diário do Governo’, ‘Opinião do Governador’, ‘Flash Educativa’ e 
‘Pra seu Governo’, além de programas sobre partidos políticos e as 
propagandas institucionais. (MPF, 2015).

Todas as terças-feiras pela manhã a emissora transmitia ininterruptamente 
uma reunião realizada no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que 
contava com a presença dos membros do primeiro escalão da administração, 
incluindo o governador e o vice-governador, além de prefeitos e políticos do 
estado. Na “Escola de Governo”, apelidada pejorativamente de “Escolinha do 
Requião”, o governador muitas vezes protagonizava e mediava os debates, o 
que também lhe rendeu diversos processos, uma vez que ele era acusado de 
utilizar do horário para fazer ataques a adversários políticos. (Gazeta, 2015).

Nos noticiários da emissora eram evidentes também a parcialidade 
na seleção de pautas e no tratamento dos fatos. Eram comuns, por exemplo, 
“sonoras” com o governador com mais de 3 minutos, o que é considerado uma 
“eternidade” na televisão. Não havia pautas negativas na emissora em relação 
ao governo estadual, enquanto veículos comerciais do estado apontavam 
problemas na gestão, o que contribuiu para aprofundar a briga histórica entre 
Requião e empresas como o jornal Gazeta do Povo e com jornalistas. O próprio 
governador justificava os embates como resultado dos cortes de orçamento 
publicitário para os veículos comerciais. Seu antecessor havia destinado R$ 
2,5 bilhões para propaganda nestas empresas, enquanto que ele havia gasto 
apenas R$ 203 milhões para os mesmos 8 anos de gestão.

4   A Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) contratou os funcionários por 
meio de um teste seletivo. A contratação previa a cessão de pessoal para a RTVE em troca 
do pagamento realizado pela emissora utilizando-se de recursos do Governo do Paraná, nos 
valores de R$ 1,5 milhão. A forma de contratação foi julgada ilegal posteriormente pela Justiça 
Federal, obrigando o rompimento do contrato entre RTVE e Funpar. 



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

De todo modo, a aparição do governador como um interlocutor central 
nas produções reproduzia o vício autoritário das emissoras educativas. 

Aos governos cabe o lugar de fonte de informação – não de mediador 
da comunicação. Governantes não podem incidir como ordenadores 
dos processos dos quais resulta, entre outras coisas, a escolha dos 
próprios governantes”. (Bucci, 2015)

A ausência de liberdade editorial na RTVE, durante a gestão de Requião, 
aparecia também por meio de denúncias de funcionários que apontavam a 
prática de assédio moral ou ameaças de demissão em caso de não cumprimento 
dos interesses do governador, práticas que seriam capitaneadas pelo presidente 
da emissora na época Marcos Antônio Batista Ferreira5.

Com a gestão de Beto Richa (2011-2015), a RTVE passaria por uma 
nova reestruturação em vários aspectos. A começar pelo nome, que passou 
para É-Paraná, o quinto em menos de 20 anos. A partir de 2012 a emissora 
voltou a ser fundação, mas dessa vez com a especificação de “pública de 
administração pública indireta”. Ela voltaria a ser responsabilidade da Secretaria 
de Comunicação, sem passar por transformações relevantes na sua estrutura 
organizacional. Sobre este tema, o que está em debate atualmente é a lei 
complementar que institui uma organização social para gerir a emissora. A 
mudança da forma jurídica da RTVE, inclusive, foi realizada de modo a permitir 
que se contratassem organizações sociais (OS’s) para gerir a emissora.

Pelo projeto, a É-Paraná Comunicação (nome também dado à OS) iniciou 
seus trabalhos contando com R$ 1,5 milhões de capital inicial cedidos pelo 
Governo do Estado. Não há obrigatoriedade de processos seletivos e nem de 
licitações. Nesse sentido, abre-se a possibilidade de reduzir a fiscalização e o 
controle sobre o dinheiro público. Nesta modalidade de terceirização, o governo 
repassa recursos para a “empresa”, sem que ela tenha a necessidade de prestar 
contas à sociedade.

Na lei das OS’s (9.637/1998), para garantir que este controle funcione de 
fato, há um conselho administrativo com percentuais de participação assim 
definidos: 20 a 40% de representantes do poder público, 20 a 30% da sociedade 
civil, até 10% de eleitos dentre os associados (quando a personalidade jurídica 
for associativa), 10 a 30% de pessoas escolhidas pelo conselho entre pessoas de 
notório conhecimento e 10% eleitos conforme o estatuto da entidade. Nesta 

5   Estas informações foram obtidas a partir de relatos informais de jornalistas que atuaram na 
emissora durante este período para este pesquisador.



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

composição, fica claro que o governo não poderia, em hipótese nenhuma, ter 
maioria do conselho de administração. Menos controles legais exigem outros 
mecanismos de controle social, como um conselho com ampla participação da 
sociedade. (Messagi, 2013).

Outro ponto que incide diretamente sobre a liberdade editorial, diz respeito 
ao modelo de contratação de funcionários da emissora. Não há dados precisos 
sobre a quantidade, mas atualmente há um contingente muito pequeno de 
funcionários estatutários, sendo que nenhum atua diretamente como jornalista. 
Dos mais de 170 funcionários que haviam na emissora contratados por meio de 
fundação como celetista, restam menos de 20. A maior parte foi demitida ou os 
que permanecem são contratados como “cachês”. Trata-se de funcionários que 
cumprem a jornada regular, produzem conteúdos, mas não contam com nenhum 
tipo de formalização de contrato de trabalho. Essa modalidade seria a mesma 
aplicada para a contratação de artistas que recebem por trabalho executado, 
mas sem nenhum tipo de garantia. Uma terceira modalidade de contratação 
são os “comissionados”, pessoas nomeadas diretamente pelo governador para 
atuar na emissora e que ocupam cargos comissionados, também sem maiores 
garantias de emprego. Com a OS, o que se configura é uma quarta modalidade 
de contratação que se aproxima muito da terceirização de serviços.

Aprofundou-se, portanto, um ambiente fracionado de trabalho, com 
diferentes modalidades de contratação que tendem a fragilizar a autonomia e 
a liberdade editorial dos profissionais e, consequentemente, da emissora. Sabe-
se que a fragilidade dos contratos de trabalho ou subcontratação para todos 
os tipos de trabalho, juntamente com a desregulamentação do mercado de 
trabalho, promove a fragmentação e a desorganização da classe trabalhadora, 
desencadeando um processo de individualização, levando a uma crescente 
perda de identidade coletiva e de classe (Antunes, 2006).

Em condições inseguras, os funcionários atuam com maior receio de perda 
de emprego ou de punições e a aceitação de determinadas imposições acaba 
sendo maior do que em condições mais seguras de emprego. Assim, prevalece 
a tendência ao silenciamento dos opositores e ausência de questionamentos 
no ambiente de trabalho. É o que permite um controle sobre o trabalho sem 
que o mandatário precise exercê-lo com maior rigidez ou de maneira explícita 
como ocorria na gestão de Roberto Requião. Em caso de descontentamento 
com o trabalho do jornalista, ele pode ser demitido a qualquer hora, sem ônus 
financeiro ou jurídico para a organização.

Esta lógica de gestão afeta diretamente a autonomia do trabalhador e, 
consequentemente, seu desempenho profissional. Ela contribui para o aumento 



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

quantitativo da produção (o que não ocorreu na RTVE), mas certamente afeta 
negativamente a qualidade, uma vez que se liga diretamente à liberdade de 
informação.

Nesse sentido, o que se revela é um controle governamental ainda maior 
dos conteúdos a serem produzidos pela RTVE. É comum, por exemplo, observar 
no programa jornalístico da TV conteúdos promocionais que versam sobre ações 
e obras do governador. Temas presentes na imprensa comercial e que expõem 
negativamente o governador acabam sendo silenciados6. Por outro lado, é 
comum que parte dos conteúdos exibidos tanto na TV como na rádio estatal 
tragam como temática assuntos publicados pela Agência Estadual de Notícias, 
pertencente à Secretaria de Comunicação e que tem como principal atividade 
a comunicação institucional de cunho promocional ou notícias chamadas de 
“serviço”, que oferecem informações de utilidade pública, geralmente baseadas 
em ações do governo estadual.

Um dos episódios que marcam este tipo de silêncio é o que ocorreu 
durante uma greve de professores estaduais realizada no primeiro semestre 
de 2015. O assunto foi tratado sem isenção, de modo que os representantes 
dos professores não tinham espaço para dar sua opinião e ouvia-se quase que 
exclusivamente os membros da administração governamental, isso quando o 
assunto era tratado durante os dias de greve.

Quando os grevistas que se manifestavam em frente o Palácio do Governo 
foram dispersados violentamente pela ação da Polícia Militar, no dia 29 de abril, 
o que se viu foram coberturas bem distintas do que foi exibido em emissoras 
comerciais. Apesar da repercussão nacional e internacional que o fato ganhou, 
os acontecimentos e as imagens do dia das agressões foram exibidas de 
maneira distorcida no jornal noturno da emissora, dando ênfase para a “ameaça” 
de vândalos que participavam da greve, o que justificaria a ação policial. Em 
seguida, no dia 4 de maio de 2015, quando deveria ser retransmitido o Jornal 
da Cultura, como ocorre normalmente, a RTVE intempestivamente exibiu uma 
apresentação musical durante o horário do telejornal. Naquela noite o Jornal da 
Cultura exibiria uma cobertura dos acontecimentos que envolviam grevistas e o 
Governo do Paraná. O fato deixa a entender que a RTVE queria evitar qualquer 
conteúdo que prejudicasse a imagem do governador, uma vez que o fato era 

6   Um programa de rádio que propunha conteúdo jornalístico no ano de 2013 chegou a durar 
um mês. Segundo relatos informais colhidos por este pesquisador junto a profissionais que 
trabalhavam na emissora, o programa teria sido extinto quando os jornalistas do programa 
começaram a apresentar conteúdos que expunham problemas do governo estadual e deixaram 
de pautar ações promocionais do governador.



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

extremamente negativo para suas pretensões políticas. Este é um caso claro 
de censura exercida na emissora para atender a fins particulares. Verifica-se, 
portanto, a recorrência da “promiscuidade entre radiodifusão e partidarismo – 
no caso delas, partidarismo governista, o que é um partidarismo com agravante”. 
(Bucci, 2015).

Estes acontecimentos aproximam o modo de Beto Richa e Roberto 
Requião, adversário políticos, gerirem a RTVE. A diferença é que nos últimos anos, 
contrariando a tendência anterior, a emissora tem diminuído a quantidade de 
produções e de exibição de conteúdos próprios. Do ponto de vista qualitativo, 
durante a gestão de Requião eram visíveis os problemas técnicos na produção, 
por outro lado, dava-se maior espaço para debates que propunham uma reflexão 
crítica e maior diversidade de temas por meio de programas como o “Brasil 
Nação”, “Nacionalidade brasileira” e nos conteúdos transmitidos nos telejornais, 
que possibilitavam a expressão de movimentos sociais e sindicais, por exemplo.

Menos produção, mais retransmissão
A emissora produz apenas 7 programas fixos, mais o “Interprogramas”, o 

que corresponde a uma média diária de 2 horas de programação própria de 
segunda a sexta, contando as reprises dos programas próprios exibidos na TV 
diariamente. Nos sábados essa quantidade aumenta para 4h30 e, aos domingos 
para 2h30, contando uma reprise.

Dentre os programas produzidos e observados durante o mês de julho 
de 2015, estão:

wEureka: programa gravado que se enquadra na proposta de uma 
emissora educativa, apresentando aulas preparatórias para o vestibular. Exibido 
às 2 horas da manhã de segunda a sábado, com 1 hora de duração e reprises às 
2 horas da manhã e às 16 horas.

wJornal É-Paraná: programa jornalístico regional ao vivo, exibido de 
segunda a sexta, às 19h40, com 30 minutos de duração. Este programa conta 
com uma versão reduzida, o Boletim Agora – É-Paraná, de 10 minutos, exibido 
de segunda a sexta, às 11h50.

wÉ-Esporte: programa ao vivo com informações do esporte paranaense 
de 1h30, exibido apenas aos domingos, às 20h30. Este programa conta com 
uma versão reduzida o Boletim É-Esporte, com 10 minutos, exibido de terça a 
sexta, às 13 horas.

wMarca Paraná: programa gravado sobre iniciativas empreendedoras 
desenvolvidas no estado. Exibido aos sábados, às 7h30, com 30 minutos de 
duração. 



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

wModão do Brasil: programa gravado de entretenimento sobre música. 
Apresentado aos sábados, às 17h30, com reprise aos domingos às 13 horas com 
1h30 de duração.

wÉ-Especial: programa gravado com apresentações artísticas locais, 
exibido aos sábados, às 22 horas, com 1h30 de duração.

wÉ-Cultura:  programa ao vivo com variedades sobre cultura paranaense. 
Apresentado de segunda a sexta, às 19h10, com 30 minutos de duração.

wInterprogramas:  programetes gravados de um minuto com protagonistas 
das artes paranaenses, da história e de ações sociais. Exibido diariamente entre 
intervalos de outros programas.

Destas duas horas diárias é possível considerar como conteúdo jornalístico 
apenas 1h10, incluindo o programa É-Cultura, que traz elementos noticiosos, 
mas é mais marcado por ser um programa de variedade e entretenimento. Do 
contrário, podem ser contabilizados 40 minutos.

¢¢ GRÁFICO 1 – Origem da produção exibida na É-Paraná (segunda a sexta)

Fonte: Site É-Paraná (2015)



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

Do conteúdo exibido em dias do meio de semana, uma grande parte é de 
reprises, 23%, que incluem, em sua maioria, programas de outras emissoras, sem 
contar os programas que são exibidos na retransmissão de outras emissoras. A 
quantidade de produções próprias da RTVE quase é superada até mesmo pela 
somatória de conteúdos internacionais da BBC, UKLtda e Nickelodeon (7,80%). 
O conteúdo educativo fica restrito a retransmissão dos conteúdos da TV Cultura 
e da Rede Globo por meio dos programas de telecurso, exibido pelas manhãs, 
e o programa “Eureka”, voltado para estudantes de vestibular, este o único na 
área produzido pela própria É-Paraná. É notável o predomínio de conteúdos 
da TV Cultura (29%) e da TV Brasil (18,70%). Dentre os conteúdos da TV Cultura 
exibidos na É-Paraná estão os programas infantis como “Quintal da cultura” e 
“Cocoricó”, os noticiosos “Jornal da Cultura” e “Roda Viva”, sendo este último 
um dos principais programas da emissora paulista, e programas de cultura 
como o “Metrópolis”. Da TV Brasil figuram na grade da É-Paraná o “Caminhos da 
reportagem” e o “Sem censura”, entre outros, sendo que as exibições acabam 
sendo reprisadas ao longo da semana para preencher a grade horária que 
procura manter a emissora 24 horas no ar.

Cabe ressaltar que a É-Paraná, assim como a TV Cultura, são emissoras 
públicas que contam com orçamentos e participação na gestão por governos 
dirigidos pelo PSDB, o que indica uma programação na emissora paranaense que 
sugere um alinhamento político-editorial com a proposta da emissora paulista 
que tem recebido críticas por pender para um conteúdo governista (Carta, 
2012). Já dos programas da TV Brasil que eram exibidos e que foram excluídos 
da programação, ressalta-se o “Observatório da imprensa”, um programa 
reconhecidamente de excelência, ao menos na qualidade dos debates, que 
propunha uma leitura crítica dos meios de comunicação no Brasil. A suspensão 
realizada recentemente pode reforçar a hipótese do alinhamento ideológico 
da RTVE-PR ao evitar um conteúdo que aponta críticas ao próprio sistema de 
comunicação brasileiro. 

Comparado ao tempo de exibição de conteúdo próprio, considerando as 
reprises dessas produções, verifica-se uma redução autoral significativa na RTVE 
nos últimos anos. Se como Paraná Educativa a emissora de televisão exibia 44% 
de conteúdo próprio, como É-Paraná a grade de programação registra pouco 
mais de 8%, o que representa uma queda de 38%, isso se não descontarmos 
o tempo de exibição de intervalos na programação onde são exibidos vídeos 
promocionais sobre ações do governo estadual.



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

¢¢ GRÁFICO 2 – Tipo de conteúdo exibido na É-Paraná por área de interesse 
(segunda a sexta)

Fonte: Site É-Paraná (2015)

Ao separar os conteúdos por áreas de interesse, observa-se o predomínio 
de conteúdos jornalísticos e de entretenimento. No gráfico 2 não fazemos 
distinção entre os conteúdos produzidos ou retransmitidos pela É-Paraná. 
Assim, a primeira vista, a grade de programação parece acompanhar proporções 
parecidas com a da TV Brasil e da TV Cultura, uma vez que para cada área, com 
exceção dos conteúdos religiosos, há uma certa equivalência.

A retransmissão de conteúdos de outras emissoras públicas é bem aceita 
entre os que se propõem ao debate da mídia pública. A prática estaria relacionada 
à consolidação de um sistema público que funcionaria como rede nacional e 
pressupõe a troca ao invés da compra de conteúdos entre as emissoras. No 
entanto, é observável a pouca diversidade de conteúdos de outras grandes 
emissoras públicas do país como a Rede Minas, a TVE do Rio Grande do Sul e 
TV’s universitárias que têm uma reconhecida qualidade em suas produções. 
Há também aspectos relacionados à identidade cultural que acabam ficando 
de lado, diante da avalanche de conteúdos que estão mais ligados a outras 



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

realidades, como é o caso do Jornal da Cultura, que tem uma proposta editorial 
mais voltada para o telespectador paulista.

Com uma grade de exibição de conteúdos próprios reduzida, a realidade 
da RTVE-PR aproxima-se da de outras emissoras educativas do país. 

Programas jornalísticos e culturais são predominantes nas 1.965 
horas mensais produzidas por todas as 19 emissoras. Na imensa 
maioria dos casos, a programação das associadas da ABEPEC tem 
vocação generalista – o menu contempla programas infantis, 
telejornalismo, transmissões esportivas, musicais, games, filmes, 
variedades, documentários, produtos culturais e paradidáticos. A 
teledramaturgia, por sua vez, aparece esparsa e sazonalmente, tanto 
na programação infantil quanto adulta. Há de se situar como forma 
abrandada da linha generalista, a TV E do Ceará, que opera como TV 
Escola durante 55 horas semanais. (Diagnóstico, 2006, pp. 46-47)

Em alguns casos, a produção própria cai a zero. A TV Cultura e a TV Brasil 
ocupam entre 80% a 95% da grade de programação com material gerado pelas 
duas junto a emissoras associadas. A média de conteúdos próprios produzidos 
pelas emissoras educativas estaria em torno de 23%. A redução da capacidade de 
produção de conteúdos da RTVE-PR contrasta paradoxalmente com o aumento 
dos investimentos na emissora nos últimos anos7. Com mais dinheiro, seria 
lógico pensar que a emissora teria melhores condições de produzir mais e com 
melhor qualidade. Porém, para preencher sua grade de programação a É-Paraná 
precisa recorrer à retransmissão de conteúdos de outras emissoras e reprises de 
conteúdos, reduzindo a diversificação e a promoção cultural regional.

7   Em 2010, a emissora recebeu do governo estadual, durante a gestão de Roberto Requião, o 
montante de R$ 17.508.960, sendo que o gasto com pessoal ficou em cerca de R$ 8,5 milhões 
(LOA, 2010). 

Em 2011, quando assumiu o governo estadual, Beto Richa elevou os valores do repasse para 
a RTVE para cerca de R$ 27 milhões (LOA, 2011). Já em 2012, na Secretaria de Comunicação 
Social, o montante do tesouro do estado foi de R$ 23.679.700, mais R$ 101 mil. (LOA, 2012). 
Este valor corresponde a 30% do orçamento total da Secretaria naquele ano. Dentre os maiores 
gastos da emissora estavam a “difusão da programação cultural da É-Paraná”, que exigiu R$ 158 
mil, R$ 22,3 milhões com a “gestão administrativa” (pagamento de pessoal), o que corresponde a 
94% do valor anual da emissora, e R$ 1 milhão com “gestão de serviços” (despesas com energia 
elétrica, água e esgoto, telefonia, processamento e transmissão de dados).

Os valores surpreendem uma vez a capacidade produtiva da RTVE foi reduzida, mesmo diante 
do aumento do gasto com pessoal, o que, pela lógica, deveria resultar justamente no contrário.



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

Ao estudar a questão em programas telejornalísticos de comunicação 
pública da TV Brasil e da TV Cultura, Coutinho e outros (2015) identifica 
características que distinguem a produção destas emissoras em relação à 
mídia comercial. A pesquisa procura elementos que denotem qualidade para a 
produção, baseada em critérios previstos no “I Fórum de TV’s públicas” realizado 
em 2007. Seriam elementos de qualidade questões como independência na 
linha editorial em relação a governos e partidos, aprofundamento dos temas, 
maior tempo de reportagem, notícias de interesse publico, isenção de relatos, 
tratamento ao telespectador como cidadão e não consumidor, além do estímulo 
à participação, conteúdos que não são abordados na mídia comercial, ênfase às 
questões de direitos humanos, representação de diferentes grupos identitários 
destacando aspectos regionais e pluralidade de opiniões. Sobre este último 
considera-se que:

A perspectiva de pluralidade de vozes no telejornalismo público 
orientaria a constituição dos programas jornalísticos em uma emissora 
pública como espaço para o exercício do direito à comunicação, 
para além do direito à informação de qualidade, aferida segundo 
parâmetros de excelência. (Coutinho, 2005, p.30)

Ao compararmos, então, a programação atual da RTVE-PR às emissoras 
comerciais, verifica-se que raramente algum desses requisitos é atendido. A 
exceção são as notícias de interesse público, mas que, em geral, estão atreladas 
a algum tipo de campanha institucional ou promocional do governo estadual. 
É comum, por exemplo, que as fontes de informação das notícias produzidas 
pela emissora sejam provenientes de meios oficiais, isto é, gestores do próprio 
governo que compõem o dito primeiro e o segundo escalão da administração. 
O próprio governador Beto Richa tem sua opinião reproduzida quase que 
diariamente no tele e no radiojornal da emissora, sem que versões contrárias 
sejam expostas. Contra-argumentos, contestações, conflitos praticamente 
inexistem na produção jornalística, eliminando a pluralidade de opiniões. Ao 
restringir, portanto, o direito de acesso a outras opiniões, a capacidade de 
reflexão e de crítica sobre os diferentes temas da sociedade acabam sendo 
empobrecidas em decorrência do privilégio dado a versão unicamente oficial.

O contrário só aparece quando se trata de reportagens que apontem 
problemas na administração municipal de Curitiba, dirigida pelo prefeito 
Gustavo Fruet (PDT), e ao governo federal, dirigido por Dilma Rousseff (PT), 
ambos adversários políticos de Beto Richa.



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

Ao evitar o contraditório ao governo estadual, a RTVE que deveria ser a 
expressão máxima do debate público e da mediação das relações de poder na 
sociedade paranaense, reforça uma relação de autoritarismo e de aparelhamento 
da máquina pública para atendimento de interesses particulares, uma relação 
típica do que no Brasil ficou conhecido como “coronelismo político”. O problema 
decorre da incompreensão da sociedade sobre o papel que uma emissora 
pública de comunicação deve desempenhar. Esse, no entanto, não é um 
problema exclusivamente dos paranaenses, como se observou anteriormente. 
As práticas governamentais sobre os meios de comunicação, sejam públicos 
ou privados, carregam um histórico de transgressão do direito à informação no 
Brasil. 

Considerações finais ou propostas fundamentais para uma emissora 
pública

A transformação da RTVE-PR em uma emissora realmente pública, 
ou seja, orientada exclusivamente pelo interesse público, implica em uma 
independência editorial que permita à emissora produzir e transmitir conteúdos 
que promovam uma reflexão crítica de seus ouvintes e telespectadores. Nesse 
sentido, é necessária uma reorganização da estrutura, que consolide bases para 
que se exercite uma autonomia de gestão e de produção e uma participação 
popular, seguindo o exemplo de outras emissoras onde tem se configurado um 
outro modelo, como no caso da TV Brasil e da TV Cultura, que apresentam uma 
programação mais plural.

A questão da qualidade da emissora não deve, portanto, ser observada 
simplesmente por aspectos técnicos, ainda que em alguns casos as produções 
da RTVE mereçam revisões nesse aspecto. Mas nos referimos à restrição 
do direito de acesso à informação e aos conteúdos próprios voltados para o 
campo cultural e educativo que foram reduzidos a quase zero, descumprindo o 
propósito de uma emissora pública, conforme Coutinho (2015), ou ao seu papel 
legal.

As condições atuais da emissora, bem como os efeitos disso sobre o 
público que assiste ou ouve o conteúdo da RTVE carecem de pesquisas. A priori, 
podemos dizer que em um cenário de baixa qualidade, compreendendo aqui 
a independência editorial, a premissa do interesse público, a diversificação dos 
conteúdos, a pluralidade de opiniões e a regionalização da programação como 
questões qualitativas, reforça-se um sentimento de descrédito e de irrelevância 
para a emissora, um problema presente e que tem acompanhado a RTVE desde 
o seu surgimento.  



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

Além da revisão do sistema de gestão a partir da previsão de conselhos 
mais plurais, outra medida fundamental nesse sentido seria a garantia de 
condições seguras para os contratos de trabalho, de modo que os funcionários 
da emissora não fiquem reféns das questões conjunturais para que possam 
atuar sem o receio de punições ou perda de emprego em caso de não atender 
certos interesses particulares de partidos ou governantes. 

Por fim, uma outra medida fundamental é a transformação da natureza 
jurídica da RTVE e sua desvinculação de estruturas institucionais que tendem 
a compreender a emissora como “correia de transmissão” de interesses de 
governos. O distanciamento, no entanto, deve vir acompanhado da garantia 
legal de repasse de recursos públicos para a emissora de modo que possa 
assegurar uma produção com qualidade sem depender de dinheiro da iniciativa 
privada ou de outras fontes de arrecadação que exijam a submissão da sua linha 
editorial aos interesses particulares.

Referências 

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do 
trabalho. 8. ed. São Paulo: Boitempo, 2006.

BUCCI, Eugênio. A razão de ser das emissoras públicas na democracia. Disponível 
em: <http://interessenacional.uol.com.br/index.php/edicoes-revista/a-razao-
de-ser-das-emissoras-publicas-na-democracia/>. Acesso em: 10 jul. 2015.

CARTA, Mino. A TV Cultura não é pública. Ela é tucana. Disponível em: <http://www.
conversaafiada.com.br/pig/2012/03/16/mino-tv-cultura-nao-e-publica-e-
tucana/>. Acesso em 30 mar. 2012.

COUTINHO, Iluska (org.) A informação na TV pública. Florianópolis: Insular, 2015.

DECRETO-Lei 236. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/
Del0236.htm>. Acesso em: 13 jul. 2015.

GAZETA do Povo. Transmissão da “Escolinha do Requião” é suspensa. <http://
www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/transmissao-da-escolinha-do-
requiao-e-suspensa-a3689emb5q9gk7bib21jtz32m>. Acesso em: 10 jul. 2015.

LOA. Lei de Orçamentária Anual do Paraná. Curitiba: Alep, 2010

LOA. Lei de Orçamentária Anual do Paraná. Curitiba: Alep, 2012

MELO, José Marques (org.). Comunicação na América Latina: desenvolvimento e 
crise. Campinas: Papirus, 1989.



Carvalho, G. - O drama da comunicação pública no Paraná Televisão

Rev Famecos (Online). Porto Alegre, v. 23, n. 1, janeiro, fevereiro. março e abril de 2016. ID22092

MESSAGI, Mário. E-Paraná Comunicação: pior que OS´s e com demissões em massa. 
Disponível em: <http://sindijorpr.org.br/artigos-interna/5/artigos/4872/e-
parana-comunicacao--pior-que-os%C2%B4s-e-com-demissoes-em-massa>. 
Acesso em: 16 out. 2013.

MPF. Roberto Requião é condenado pela Justiça Federal em ação do MPF. Disponível 
em: <http://www.prpr.mpf.mp.br/news/roberto-requiao-e-condenado-pela-
justica-federal-em-acao-do-mpf>. Acesso em 15 jul. 2015.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SITE E-PARANÁ. Programação. Disponível em: <http://www.e-parana.pr.gov.br/
modules/programacao/programacao.php?veiculo=0>. Acesso em: 3-20 jul. 
2015.

SILVA, Carlos Eduardo Lins. Muito além do jardim botânico: um estudo sobre a 
audiência do jornal Nacional entre trabalhadores. São Paulo: Summus, 1985.

VALENTE, Jonas. Concepções e abordagens conceituais sobre sistema público de 
comunicação. In: Sistemas públicos de comunicação no mundo: experiências 
de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009.

Recebido em: 09/10/2015
Aceito em: 20/10/2015

Endereço do Autor:
Guilherme Carvalho <guilhermegdecarvalho@hotmail.com>
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 – Centro
80060-000 – Curitiba, PR - Brasil 


