Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS
DOI:
https://doi.org/10.15448/2357-9641.2014.2.21068Palavras-chave:
Pós-graduação, Gerontologia, Universidade.Resumo
Objetivo: O presente artigo visa apresentar o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Descrição do caso: O Mestrado em Gerontologia da UFSM iniciou suas atividades em 2014, vinculado ao Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Representou um passo adiante na caminhada do Programa Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade – NIEATI, que= há três décadas desenvolve projetos e ações com as pessoas mais velhas. Sua estrutura contempla duas linhas de pesquisa, e são necessários 25 créditos para conclusão do curso. Situado na grande área interdisciplinar, abarca várias profissões e diferentes universidades.
Conclusões: O Mestrado em Gerontologia da UFSM se soma a outros de igual iniciativa em nosso país, e considera a trajetória com as questões do envelhecimento da UFSM.
Downloads
Referências
ANNAN, Kofi – Plano de ação Internacional para o Envelhecimento, 2002. Organização das Nações Unidas- ONU, Brasília.
BEAUVOIR, Simone -A Velhice. RJ:Nova Fronteira 1970.
JECKEL-NETO, Emilio – Gerontologia: desafio para o século XXI. In: JECKEL-NETO, Emilio; MÂNICA DA CRUZ, Ivana (Org) Aspectos biológicos e geriátricos do envelhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
NETO, Matheus P. – O estudo da velhice no século XX: histórico, definição do campo e termos básicos. In: Freitas, E, et al (Org) Tratado de Geriatria e Gerontologia. RJ: Guanabara Koogan, 2002.
NETO, Matheus P,; PONTE, José R. –Envelhecimento: desafio na transição do século. In: Matheus Papaleo Netto. Gerontologia. SP: Atheneu, 1996.
PRADO, Shirley D. & SAYDA, Jane D. – A gerontologia como campo do conhecimento científico: conceito, interesses e projeto político. Ciência & Saúde coletiva, 11(2), 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a PAJAR implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAJAR como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.