A formação das juventudes na ambiência universitária confessional híbrida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2020.1.37388

Palavras-chave:

Formação das juventudes, Ensinagem hibrida, Universidade confessional, Edith Stein

Resumo

O artigo apresenta o conceito de juventudes a partir do olhar de algumas ciências e da cultura vivida na ambiência das universidades confessionais. Problematiza o papel estratégico das universidades no processo de formação das juventudes na sociedade brasileira considerando a emergência do contexto híbrido de educação e do apelo cristão por uma vida em sociedade mais humana e solidária. Pontua contribuições e desafios do magistério da Igreja Católica que estão expressos em alguns documentos contemporâneos. A reflexão proposta utiliza-se da abordagem metodológica fenomenológica para aproximação da questão das juventudes. Conclui que é imperativo vivenciar o diálogo empático para cumprir a missão da IES confessional como agente corresponsável na formação humana do ser por inteiro.

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Biografia do Autor

Vera Fátima Dullius, FAE Centro Universitário, Curitiba, PR, Brasil.

Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná na linha de pesquisa Teologia e Sociedade (2019). Realiza pesquisas em Edith Stein, consciência, fenomenologia e formação docente. Cursa MBA Educação Híbrida, Metodologias e Gestão da Aprendizagem. Mestre em Educação (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa de Gestão e Políticas Educacionais. A Dissertação trata das “Políticas de Formação Docente: oferta da formação inicial no Rio Grande do Sul e a relação com as demandas da Educação Básica”. Graduada em Pedagogia (1996) e Administração de Empresas (2011). Especialista em Psicopedagogia Institucional (1998). Exerceu funções de direção de escola de Educação Básica, assessoria pedagógica e gestão de Projetos Sociais. Experiência em Direção Geral e Direção Acadêmica de Instituição de Ensino Superior. Exerce docência em cursos superiores. Coordenação de Curso e atualmente Coordena o Núcleo de Educação a Distância da FAE Centro Universitário, Curitiba-Paraná. Experiência na área de Educação com ênfase em legislação, empreendedorismo, políticas de formação docente, formação humana, gestão educacional, planejamento e avaliação do Ensino Superior e Educação a Distância. Desenho Educacional de material didático para

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Publicado

2020-10-29

Edição

Seção

Juventude e Contemporaneidade – Experiência Humana, Comunitária E Pastoral