“Alienação técnica do político e alienação política do técnico”: Um levantamento do não dito sobre a redução da idade penal

Autores

  • Érica Babini Lapa do Amaral Machado Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco
  • Marília Montenegro Pessoa de Mello Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/2177-6784.2015.1.21314

Palavras-chave:

redução da idade penal, pesquisas sociojurídicas, alienação técnica do político.

Resumo

Trata-se de breve apanhado de pesquisas sociojurídicas no âmbito da Infância e Juventude que apontam, em totalidade, a inviabilidade da proposta da redução da idade penal. O objetivo foi confrontar a forma pela qual a discussão política tem sido conduzida no Congresso Nacional, marcada por apelos sensacionalistas e a ausência de debates fundamentados nessas produções de conhecimento no país, o que implica, a partir da alienação técnica do político, na expressão de Zaffaroni, perda de qualidade no debate político.

Biografia do Autor

Érica Babini Lapa do Amaral Machado, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco

Doutora em Direito Penal pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora de Direito Penal e Criminolgoia da Universidade Católica de Pernambuco

Marília Montenegro Pessoa de Mello, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora de Direito Penal e Criminologia da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Referências

ANDRADE, Vera Regina Pereira de. Pelas mãos da Criminologia. O controle penal para além da (des)ilusão. Rio de Janeiro: Revan, 2012.

ANITUA, Gabriel Ignacio. História dos pensamentos criminológicos. Rio de Janeiro: Revan, 2008.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CENTRO DE DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Pelo Direito de Viver com Dignidade. Relatório Final de Pesquisa. Homicídio de Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. São Paulo, 2011.

BATISTA, Vera Malaguti. Introdução Crítica à Criminologia brasileira. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

BATISTA, Vera Malaguti. O medo na cidade do Rio de Janeiro. Dois tempos de uma história. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

BETTO, Frei. Todos os países que reduziam a idade penal não reduziram a violência. Disponível em: < http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/04/todos-os-paises-que-reduziram-maioridade-penal-nao-diminuiram-violencia.html>. Acesso em 06.07.2015.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral.

Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil / Secretaria-Geral da Presidência da República e Secretaria Nacional de Juventude. Brasília: Presidência da República, 2015.

CALLEGARI, André Luís. Medo, direito penal e controle social: o paradigma da segurança cidadã e a criminalização da pobreza em face do processo de expansão do direito punitivo. Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, n. 87, 2010.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Relatório de Pesquisa. Dos espaços aos direitos: a realidade da ressocialização na aplicação das medidas socioeducativas de internação das adolescentes do sexo feminino em conflito com a lei nas cinco regiões. Brasília, 2015.

_____. Panorâma Nacional. A Execução das Medidas Socioeducativas de Internação. Justiça ao Jovem. Brasília: 2012.

DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005

FACHINETTO, Rochele Fellini. A “casa de bonecas”: um estudo de caso sobre a unidade de atendimento sócio-educativo feminino do RS. Dissertação. UFRGS. Programa de Pós Graduação em Sociologia. Porto Alegre, 2008.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Ano 8. São Paulo, 2014.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Trad. Sergio Faraco. Porto Alegre: L &PM, 2013.

GARLAND, David. A cultura do controle. Crime e ordem social na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Revan, 2008.

GLASSNER, Barry. A cultura do medo. São Paulo: Francis, 2003.

HULSMAN, Louk; CELIS, Jaqueline Bernat de. Penas Perdidas. O sistema penal em questão. Rio de Janeiro: Luam, 1993.

KANT DE LIMA, Roberto; MISSE, Michel; MIRANDA, Ana Paula Mendes de. Violência, criminalidade, segurança pública e justiça criminal no Brasil: uma bibliografia. BIB, Rio de Janeiro, n. 50, 2 semestre, 2000, p. 45-123.

KARAM, Maria Lúcia. De crimes penas e fantasias. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Luam 1993.

LEFORT, Claude. Pensando o político. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

MACHADO, Érica Babini L. Do A. Medida socioeducativa de internação: do discurso (eufemista) à prática judicial (perversa) e à execução (mortificadora): um estudo do continuum punitivo sobre adolescentes do sexo feminino em conflito com a lei na cidade do Recife, PE. Tese (Doutorado em Direito) – UFPE, 2014.

MALLART, Fábio. Cadeias Dominadas. A fundação Casa, suas dinâmicas e trajetórias de jovens internos. São Paulo: Terceiro Nome, 2014.

MELLO, Marília Montenegro Pessoa de. (In)imputabilidade penal. Adolescentes infratores: punir e (res)socializar. Recife: Nossa Livraria, 2004.

MISSE, Michel. Acusados e Acusadores. Estudos sobre ofensas, acusações e incriminações. Rio de Janeiro: Revan, 2008.

MISSE, Michel. Delinquência juvenil na Guanabara. Rio de Janeiro: Tribunal de Justiça da Guanabara, 1973.

N. MERCURIO, Ezequiel. Hacia un regimen penal juvenile. Fundamentos neuro-científicos. Revista de Derecho Penal y Processo Penal. N. 5, p. 771- 791, Buenos Aires, 2010.

OLIVEIRA, Luciano. O enigma da democracia. O pensamento de Claud Lefort. Piracicaba: Jacintha Editores, 2010.

RABENHORST, Eduardo Ramalho. Dignidade humana e moralidade democrática. Brasília: Brasília Jurídica, 2001.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. A formação e o sentido do Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SANTOS, Juarez Cirino dos. As raízes do crime. Um estudo sobre as estruturas e as instituicoes de violência. Rio de Janeiro: Forense, 1984.

SOARES, Luiz Eduardo; BILL, MV; ATHAYDE, Celso. Cabeça de porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

SOARES, Luiz Eduardo. O inominável nosso medo. In: ______. e colaboradores. Violência e política no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ISER/Relume-Dumará, 1996.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl. En torno de la cuestión penal. Buenos Aires: Editorial B de F, 2005.

_____. Criminología: aproximación desde una márgen.Colombia: Editorial Temis, 2003.

ZALUAR, Alba. Adolescência e criminalidade. In: RIZZINI, Irene. A criança no Brasil hoje: Desafio para o terceiro milênio. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula, 1993.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência. Adolescentes de 16 e 17 no Brasil. Rio de Janeiro: Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – FLACSO, 2015.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Edição

Seção

Violência, Crime e Segurança Pública