Mídia noticiosa, crime e violência: Discussões teóricas

Autores

  • Anelise Schütz Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Isabel Padilha Guimarães Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15448/2177-6784.2014.2.18645

Palavras-chave:

Mídia noticiosa. Crime. Violência.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir teoricamente a construção noticiosa sobre crime e violência, a partir de perspectivas extraídas da comunicação social, da criminologia crítica e das ciências sociais. As obras abordadas se interseccionam em diversos momentos e contribuem para que observemos, por exemplo, a construção de sentidos relacionados às ideias de controle social, de risco de vitimização por violência e de insegurança, além de problematizar a questão das forças coercitivas como definidoras primárias das notícias sobre violência e da mídia como uma agência executiva do sistema penal, capaz de mover discursos da violência, num conceito de Roberto DaMatta, que divide-os em dois tipos: de senso comum e erudito, estando ambos presentes na mídia noticiosa, embora cumprindo diferentes papéis. Esse texto é parte de trabalho monográfico maior, que tem como título Jornalismo, Risco e Insegurança: Uma análise dos discursos sobre drogas ilícitas nos jornais Zero Hora e Correio do Povo.

Biografia do Autor

Anelise Schütz Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É mestranda em Comunicação e Informação - Mediações e Representações Sociais e Políticas, da Universidade Federal do Rio grande do Sul

Isabel Padilha Guimarães, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Referências

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

BUDÓ, M. D. O papel do jornalismo na construção social da criminalidade. In: Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santos, 2007.

BUDÓ, M. D. Mídia e crime: a contribuição para a legitimação do sistema penal. UNIrevista, v. 1, n. 3, p. 1-14, jul. 2006.

DA MATTA, R. Conta de mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 38. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

JEWKES, I. Media and crime: key approaches to criminology. California: SAGE Publications, 2004.

MUSUMECI, L. Estatísticas de segurança: para que servem e como usá-las. In: RAMOS, S.; PAIVA, A. Mídia e violência: tendências na cobertura de criminalidade e segurança no Brasil. Rio de Janeiro: IUPERJ, 2007.

RAMOS, S.; PAIVA, A. Mídia e violência: tendências na cobertura de criminalidade e segurança no Brasil. Rio de Janeiro: IUPERJ, 2007.

REINER, R. Media made criminality: the representation of crime in the mass media. In: REINER, Robert; MAGUIRE, Mike; MORGAN, Rod (Org.). The Oxford Handbook of Criminology. Oxford, UK: Oxford University Press, 2002.

RODRIGO ALSINA, M. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.

SABADELL, A. L. Manual de Sociologia Jurídica: introdução de uma leitura externa do direito. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

SILVA, J. A violência da Mídia. In: RAMOS, S., PAIVA, A. Mídia e violência: tendências na cobertura de criminalidade e segurança no Brasil. Rio de Janeiro: IUPERJ, 2007.

VAZ, P. Risco e justiça. In: TERESA CRISTINA B. (Org.). Michel Foucault: entre o murmúrio e a palavra. Campos: Editora da Faculdade de Direito de Campos, 2004.

VAZ, P.; CARVALHO, Carolina; POMBO, Mariana. Risco e sofrimento evitável: a imagem da polícia no noticiário do crime. E-compós – Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Brasília, v. 4, 2005.

WELCH, M.; FENWICK, M. Roberts, State Managers, intellectuals, and the media: a content analysis of ideology in experts’ quotes in feature newspaper articles on crime. POTTER, Gary W.; KAPPELER, Victor E. (Ed.). Prospect Heights. Long Grove, IL: Waveland Press, 1998. p. 87-110.

KAPPELER, Victor E. Constructing Crime: Perspective on Making News and Social Problems. Illinois: Waveland Press, 1998.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Edição

Seção

Violência, Crime e Segurança Pública