A Formação da Norma Global de Responsabilidade Individual: Mobilização política transnacional, desenvolvimento principiológico e estruturação em regras internacionais e domésticas

Autores

  • Marcelo D. Torelly UnB e HLS

Palavras-chave:

Norma Global. Princípios. Regras. Justiça de Transição. Constitucionalismo. Direito Internacional.

Resumo

O presente trabalho investiga o processo de formação da ‘norma global de responsabilidade individual’especialmente desde a perspectiva da justiça de transição no Cone Sul da América. Para tanto, combina a leiturade teses sobre o ‘ciclo da vida’ das normas globais (Finnemore & Sikkink) com as leituras divergentes sobre aregras e princípios em Alexy, Dworkin e Neves. Conclui que a diferenciação entre regras e princípios no direitomundial é de natureza funcional, e não qualitativa, apontando, desde o exemplo da norma global em questão,que tal diferenciação se dá por meio do desenvolvimento do conteúdo da própria norma em seu processo deformação. Ao operarem os instrumentos jurídicos de maneira persuasiva, demonstrativa ou mecânica, os atoresestratégicos gradualmente criam e reduzem complexidades. Neste processo, a capacidade de mobilização social em torno dos atores estratégicos gradualmente altera a percepção de adequação do direito, produzindomudanças interpretativas e formação de consensos parciais que alteram decisões, gerando novas formas deconsistência que, por sua vez, alteram o modo como dispositivos legais são interpretados no direito internacionale doméstico, transformando expectativas políticas em princípios dos quais derivam decisões redutoras decomplexidade que, finalmente, estabilizam regras capazes de operar de forma consistente no novo contexto social.

Biografia do Autor

Marcelo D. Torelly, UnB e HLS

Pesquisador visitante no Institute for Global Law and Policy, Harvard Law School (Estados Unidos). Mestre e doutorando em Direito pela Universidade de Brasília. Foi coordenador-geral de memória histórica da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (2007-2013), tendo também dirigido o programa de cooperação internacional e desenvolvimento de políticas de justiça de transição mantido pelo Governo Federal em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Autor do livro Justiça de Transição e Estado Constitucional de Direito, publicado pela coleção Fórum Justiça e Democracia (Belo Horizonte: Fórum, 2012), além de diversos artigos e capítulos sobre justiça transicional, constitucionalismo e direitos humanos disponíveis em português, espanhol, inglês e alemão. 

Downloads

Publicado

2013-11-23

Edição

Seção

Violência, Crime e Segurança Pública