Características psicométricas do Questionário Newcastle de conhecimento em asma (NAKQ) para pais de crianças com asma

Autores

  • Cristian Roncada Faculdade de Educação Física, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
  • Luísa Carolina Bischoff Faculdade de Biomedicina, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
  • Bianca Martininghi Bugança Faculdade de Biomedicina, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
  • Karina Soldera Faculdade de Biomedicina, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
  • Thiago de Araujo Cardoso Infant Center, Institute of Biomedical Research, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) http://orcid.org/0000-0002-2717-644X
  • Paulo Márcio Pitrez Infant Center, Institute of Biomedical Research, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2017.2.25635

Palavras-chave:

asma brônquica, pais, cuidadores, criança, educação em saúde.

Resumo

*** Características psicométricas do Questionário Newcastle de conhecimento em asma (NAKQ) para pais de crianças com asma ***

OBJETIVOS: Analisar as características psicométricas identificadas pelo questionário de conhecimento em asma Newcastle Asthma Knowledge Questionnaire (NAKQ) em pais de crianças com asma.

MÉTODOS: Foram recrutados pais de crianças com asma em acompanhamento ambulatorial com pneumologistas pediátricos. Pais de crianças sem diagnóstico de asma foram recrutados em escolas públicas da mesma cidade. O questionário NAKQ possui 31 itens, sendo 25 questões com respostas "verdadeiro" ou "falso", e seis questões abertas. A pontuação mínima de conhecimento é de 0 (zero) pontos e a pontuação máxima é de 31 pontos. Além disso, o questionário recebe um ponto de corte ≥21 pontos para níveis satisfatórios (adequado) e <21 para níveis insatisfatórios (inadequado). Para a análise de precisão do instrumento foram adotados três critérios: a) consistência interna por meio do coeficiente alfa de Cronbach (αC); b) coeficiente de correlação intraclasse (CCI); e b) teste-reteste por meio do coeficiente Kappa. Para a validação foi analisado o critério de validade corrente.

RESULTADOS: Cento e cinquenta e quatro pais participaram do estudo, sendo 62 (40,3%) do grupo de asmáticos e 92 (59,7%) do grupo controle, com média de idade 35,6±10,03 anos, sendo 132 (85,7%) do sexo feminino. O ensino médio completo foi a escolaridade mais prevalente (n=72; 46,8%). O coeficiente αC foi de 0,72 e 0,70, para os grupos de pais de asmáticos e pais de crianças não asmáticas, respectivamente. O CCI foi de 0,703 (IC95%: 0,042-0,111) para pais de asmáticos e 0,687 (IC95%: 0,588-0,772) para pais de crianças sem asma. O grau de consistência nas respostas para cada item sobre a administração repetida do questionário, com aplicação do índice de Kappa, obteve valores aceitáveis em 25 (80,65%) questões, sendo oito (25,81%) classificadas como "boa" e 17 (54,84%) como "muito boa".

CONCLUSÕES: O NAKQ apresentou bons índices de consistência interna e reprodutibilidade, demostrando ser um instrumento preciso e válido para mensurar o nível de conhecimento sobre a doença em pais de crianças brasileiras com asma.


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Biografia do Autor

Cristian Roncada, Faculdade de Educação Física, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

PhD

Luísa Carolina Bischoff, Faculdade de Biomedicina, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Graduanda

Bianca Martininghi Bugança, Faculdade de Biomedicina, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Graduanda

Karina Soldera, Faculdade de Biomedicina, Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)

Graduanda

Thiago de Araujo Cardoso, Infant Center, Institute of Biomedical Research, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

MSc

Paulo Márcio Pitrez, Infant Center, Institute of Biomedical Research, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

MD, PhD

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Publicado

2017-05-30

Como Citar

Roncada, C., Bischoff, L. C., Bugança, B. M., Soldera, K., Cardoso, T. de A., & Pitrez, P. M. (2017). Características psicométricas do Questionário Newcastle de conhecimento em asma (NAKQ) para pais de crianças com asma. Scientia Medica, 27(2), ID25635. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2017.2.25635

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