A simulação realística como ferramenta educacional para estudantes de medicina

Autores

  • Carolina Soares Brandão Unifesp
  • Carlos Frenando Collares Maastrich University
  • Heimar Fatima Marin Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.2.16189

Palavras-chave:

SIMULAÇÃO DE PACIENTE, ESTUDANTES DE MEDICINA, ENSINO/métodos, SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Resumo

OBJETIVOS: A simulação realística faz parte de uma nova possibilidade de ensino que engloba não somente as habilidades técnicas, mas o gerenciamento de crises, liderança, trabalho em equipe e raciocínio clínico que não reflitam prejuízos ao paciente real. O objetivo deste trabalho foi realizar revisão de literatura sobre a utilização da simulação realística, enfatizando a graduação médica e seus aspectos mais relevantes e atuais. FONTE DE DADOS: Foram consultadas as bases de dados PubMed e LILACS, aplicando-se os descritores patient simulation, students, medical e teaching/methods, considerando artigos de revisão publicados nos últimos três anos. Utilizando leitura flutuante dos resumos com a análise de conteúdo e dados registrados, foram encontrados 101 trabalhos de acordo com o propósito desta revisão. SÍNTESE DOS DADOS: Os artigos relatam a importância e auxílio da tecnologia em agregar melhorias ao ensino médico. A segurança do paciente foi descrita como fator decisivo na implementação da simulação realística nas instituições de ensino mundiais. Diversas especialidades foram citadas nos artigos, além de diversos procedimentos específicos e aspectos de exame físico padronizado. Percebe-se interesse em estudar as possíveis formas de avaliar estudantes através dessa ferramenta. As habilidades em comunicação, liderança, tomada de decisão, trabalho em equipe e relacionamento médico/paciente aparecem nesta revisão como o maior benefício de informação aos estudantes. CONCLUSÕES: Embora a simulação realística esteja em franco crescimento e valorizada como importante recurso na formação, novos estudos precisam ser realizados e divulgados para fornecer evidências e mensurações concretas e efetivas dessa ferramenta educacional.

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Biografia do Autor

Carolina Soares Brandão, Unifesp

Doutoranda do Departamento de Informática em Saúde da Unifesp. Coordenadora do Laboratório de Simulação do curso de medicina da Universidade Cidade de São Paulo.

Carlos Frenando Collares, Maastrich University

Professor Associado da Educação Médica na Universidade de Maastrich.

Heimar Fatima Marin, Unifesp

Professora Titular, Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Gestão e Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2014-05-17

Como Citar

Brandão, C. S., Collares, C. F., & Marin, H. F. (2014). A simulação realística como ferramenta educacional para estudantes de medicina. Scientia Medica, 24(2), 187–192. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.2.16189

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde

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