Transição do ensino presencial para o remoto em tempos de COVID-19

Perspectiva docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.39547

Palavras-chave:

educação a distância, tecnologia, docente, educação médica, pandemia

Resumo

Objetivo: este artigo tem como objetivo refletir, a partir do olhar de docentes dos cursos da área da saúde, sobre as estratégias adotadas para a manutenção de suas atividades em meio à pandemia do novo Coronavírus.
Métodos: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência.
Resultados: tais reflexões abordam os avanços e os desafios relacionados ao desenvolvimento docente, as adaptações nas aulas teóricas, teórico-práticas e nos estágios obrigatórios supervisionados e avaliação do aluno no ensino emergencial remoto.
Conclusão: a transição do ensino presencial para o remoto exigiu adaptações e flexibilidade e tais mudanças transformaram o cenário do processo de ensino e aprendizagem, apontando que a tecnologia pode ser ainda mais explorada, tendo perspectivas permanentes.

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Biografia do Autor

Loiane Letícia dos Santos, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Doutoranda em Ensino em Saúde pela Universidade de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil; professora colaboradora da Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP), em São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Nathalia de Moraes Lebeis Nery, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Doutoranda em Clínica Médica - Ensino em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil; professora da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Araras, SP, Brasil.

Enderson Rodrigues de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Doutorando no Programa de Clínica Médica - Ensino em Saúde pela Universidade de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil; coordenador geral de estágios do Centro Universitário Claretiano, em Rio Claro, SP, Brasil.

Dario Cecilio-Fernandes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Ph.D em Ensino em Saúde pela University of Groningen, Holanda; pesquisador colaborador do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

dos Santos, L. L., Nery, N. de M. L., de Carvalho, E. R., & Cecilio-Fernandes, D. . (2021). Transição do ensino presencial para o remoto em tempos de COVID-19: Perspectiva docente. Scientia Medica, 31(1), e39547. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.39547

Edição

Seção

Educação em Ciências da Saúde