Avaliação dos níveis de alfabetismo em saúde, conhecimento em asma e qualidade de vida de pais associados ao controle da doença em crianças e adolescentes com diagnóstico de asma de centros especializados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.38767

Palavras-chave:

asma, conhecimento, alfabetismo, pais, qualidade de vida

Resumo

Objetivo: avaliar o nível de conhecimento em asma, alfabetismo em saúde e qualidade de vida de cuidadores de crianças e adolescentes com diagnóstico da doença, bem como, a associação com o controle da asma, adesão ao tratamento e qualidade de vida.
Métodos: estudo transversal, realizado com cuidadores e pacientes de dois centros especializados de referência no Sul do Brasil, entre março de 2018 e novembro de 2018. Participaram pais e cuidadores de crianças e adolescentes com diagnóstico de asma, com idade a partir de 18 anos. Foram aplicados os questionários: sociodemográfico, Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults, Questionário de Conhecimento em Asma Pediátrica e Paediatric Asthma Caregiver’s Quality of Life Questionnaire. Para fins estatísticos, foram utilizados o teste t, qui-quadrado e Regressão Logística Binária.
Resultados: foram incluídos 125 cuidadores, sendo 89 (71,2%) mães, com idade média de 35,7±9,2 anos, 65 (52%) com ensino médio completo e 100 (80%) pertencentes à classe econômica C. Do total, 74 (59,2%) apresentaram níveis inadequados de alfabetismo em saúde e 117 (94,4%) inadequados níveis de conhecimento em asma. A asma não estava controlada em 91 (72,8%) dos pacientes, estando associado a menor qualidade de vida deles e de seus cuidadores (p<0,001). A Regressão Logística verificou se o alfabetismo em saúde, o conhecimento em asma e a qualidade de vida dos cuidadores estavam associados ao controle da asma dos pacientes, sendo esse modelo significativo [X2(4) = 22,083; p<0,001, R2Nagelkerke = 0,484]. As variáveis categóricas utilizadas como referência foram as que apresentaram maior frequência (asma não controlada e conhecimentos inadequados). O alfabetismo em saúde (OR = 3,650; IC95% = 1,335 - 9,984) e qualidade de vida (OR = 3,095; IC95% = 1,850 – 5,178) também foram significativos.
Conclusão: a população analisada apresentou níveis de alfabetismo em saúde e conhecimento em asma insatisfatórios. Ainda, os níveis de controle da doença foram baixos podendo estar associados aos níveis de qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Thiago de Araujo Cardoso, Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC), Curso de Educação Física, Osório, RS, Brasil.

Doutor em Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor do Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC), em Osório, RS, Brasil.

Mariele Cunha Ribeiro, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Curso de Enfermagem, Taquara, RS, Brasil.

Mestra em Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), em Taquara, RS, Brasil.

Cristian Roncada, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Curso de Educação Física, Caxias do Sul, RS, Brasil.

Doutor em Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), em Caxias do Sul, RS, Brasil.

Paulo Márcio Condessa Pitrez, Hospital Moinhos de Ventos (HMV), Instituto de Educação e Pesquisa, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; coordenador Institucional de Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-06-17

Como Citar

Cardoso, T. de A., Ribeiro, M. C., Roncada, C., & Pitrez, P. M. C. (2021). Avaliação dos níveis de alfabetismo em saúde, conhecimento em asma e qualidade de vida de pais associados ao controle da doença em crianças e adolescentes com diagnóstico de asma de centros especializados. Scientia Medica, 31(1), e38767. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2021.1.38767

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Artigos Originais

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