Lazer e qualidade de vida: considerações frente ao processo de envelhecimento

Autores

  • Marcelo Martinelli
  • Adriana Munhoz Carneiro
  • Fabián Javier Rueda Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.3.16480

Palavras-chave:

ENVELHECIMENTO, PROMOÇÃO DA SAÚDE, LAZER, QUALIDADE DE VIDA.

Resumo

OBJETIVOS: Avaliar a correlação entre lazer e qualidade de vida e investigar diferenças entre idosos e adultos com idade entre 50 e 59 anos. MÉTODOS: Foram incluídos no estudo sujeitos de ambos os gêneros, frequentadores de um centro de convivência para idosos de um município do interior do estado de São Paulo. Foram utilizados os instrumentos Word Health Organization Quality of Life Instrument Bref (WHOQOL-Bref), versão em português, e a Escala de Avaliação do Lazer (EAVLA). Para verificar a correlação entre os fatores do lazer e domínios da qualidade de vida e diferenças de média entre grupos de diferentes idades, foram utilizadas correlação de Pearson e teste t de Student. Para analisar a influência do lazer na qualidade de vida foi aplicado um modelo de equações estruturais. RESULTADOS: Participaram 106 sujeitos, divididos em Grupo 1 (60-82 anos) e Grupo 2 (50-59 anos). Na correlação entre lazer em geral e qualidade de vida, o coeficiente de Pearson correspondeu a 0,32 no domínio relações sociais (correlação positiva moderada), 0,28 no do meio ambiente e 0,20 no global (correlações positivas fracas). Por meio do modelo de equações estruturais, o lazer explicou 10% da qualidade de vida. Não houve diferença na qualidade de vida entre os dois grupos. Nas atividades de lazer socioculturais, o Grupo 1 apresentou média de 88,52±15,58, enquanto o Grupo 2 obteve 96,41±13,37 (p=0,009). CONCLUSÕES: As atividades socioculturais obtiveram maior pontuação no grupo com até 59 anos. Em que pese a baixa ou moderada correlação entre os construtos, este estudo confirmou que o lazer foi um componente relevante na qualidade de vida de pessoas com idade entre 50 e 82 anos e sugere aprofundar os estudos com essa população, visando verificar com maior precisão a contribuição mútua entre estes construtos e o manejo de variáveis em processos de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Martinelli

Educador Físico formado pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Psicólogo e Mestre em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.

Adriana Munhoz Carneiro

Psicóloga. Mestre em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.

Fabián Javier Rueda, Universidade São Francisco

Psicólogo. Doutor em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.

Downloads

Publicado

2014-07-06

Como Citar

Martinelli, M., Carneiro, A. M., & Rueda, F. J. (2014). Lazer e qualidade de vida: considerações frente ao processo de envelhecimento. Scientia Medica, 24(3), 217–223. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.3.16480

Edição

Seção

Artigos Originais