Cuidados com o final da vida: como abordar este difícil tema?

Autores

  • Patrícia Miranda do Lago
  • Maria Helena Itaqui Lopes

Resumo


Objetivo: Revisar publicações recentes sobre cuidados com o final da vida e propor uma estratégia de ensino sobre este tema para equipes médicas. Métodos: Revisão bibliográfica utilizando o banco de dados Medline, abrangendo estudos dos últimos 10 anos.
Resultados: Durante o curso de medicina, pouca ênfase é dada ao estudo da morte e dos cuidados com o final da vida. A revisão identifica quatro passos principais que devem ser seguidos pela equipe médica quando se defronta com uma situação de final de vida: (1) início da discussão, (2) discussão sobre prognóstico, (3) identificação dos valores no final da vida e (4) desenvolvimento de uma estratégia para definir o tratamento. Estes 4 itens são progressivos, cada um levando a fundamentação do item seguinte.
Conclusão: A discussão e o treinamento sobre cuidados no final de vida deveriam ser realizados durante o curso de medicina e fazer parte do currículo de formação médica. A utilização deste guia pela equipe de médica pode facilitar a relação entre médico, paciente e seus familiares no difícil processo da morte, tratando deste difícil tema de uma forma digna e humana.
UNITERMOS: EDUCAÇÃO MÉDICA; CUIDADOS A DOENTES TERMINAIS; MORTE; RELAÇÕES MÉDICO-PACIENTE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Lago, P. M. do, & Lopes, M. H. I. (2006). Cuidados com o final da vida: como abordar este difícil tema?. Scientia Medica, 15(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1543

Edição

Seção

Artigos de Revisão