Compreendendo a questão da saúde dos professores da Rede Pública Municipal de São Paulo

Autores

  • Márcia Siqueira de Andrade Centro Universitário FIEO
  • Sandra Dias Simplício Centro Universitário FIEO

Palavras-chave:

trabalho, saúde mental, professores.

Resumo

Buscou-se compreender, neste estudo, a questão da saúde do professor, relacionando-a a vida profissional. Para tal foram entrevistados 34 professores da rede municipal de São Paulo. A análise foi organizada em quatro momentos: estágio, início da carreira, a experiência e final da carreira. Foram identificadas três categorias que emergiram enquanto sintomas prejudiciais à saúde: exaustão emocional, despersonalização e diminuição da realização profissional. Os resultados indicam que a profissão docente exige conhecimentos que vão além daqueles adquiridos durante a formação. Indicam, ainda, que o processo saúde-doença é também construído no trabalho, espaço de construção da história individual e da identidade social. Sugere-se a discussão de políticas públicas que considerem a saúde do professor como aspecto fundamental para a qualidade da educação.

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Publicado

2011-01-12

Como Citar

de Andrade, M. S., & Simplício, S. D. (2011). Compreendendo a questão da saúde dos professores da Rede Pública Municipal de São Paulo. Psico, 42(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/7566

Edição

Seção

Artigos