Fatores emocionais no processo de tomada de decisão de compra

Autores

  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo
  • Cláudio Hoffmann Sampaio PUCRS
  • Marcelo Gattermann Perin PUCRS

Palavras-chave:

fatores emocionais, processo decisório, compra, consumidor, casais.

Resumo

Esse artigo analisa, através de um estudo exploratório de caráter qualitativo, o papel das emoções ao longo das etapas do processo de decisão de compra de imóveis por casais. Para tanto, a partir das contribuições conceituais dos estudos relacionados à teoria cognitiva das emoções, foi elaborado um instrumento de coleta de dados conciliando a abordagem indireta (simulada) com a abordagem direta (não simulada). Os resultados foram analisados seguindo-se a metodologia de análise de conteúdo, e revelaram a manifestação dos 07 (sete) fatores emocionais pertencentes ao grupo das emoções positivas (encantamento, romantismo, satisfação, alegria, vibração, tranquilidade e surpresa) e de 05 (cinco) fatores pertencentes ao grupo das emoções negativas (insatisfação, preocupação, vergonha, inveja e surpresa) no decorrer das 07 (sete) etapas do processo de decisão de compra. Com base nos resultados, identificou-se que os fatores emocionais podem acelerar ou então retardar a realização das etapas do modelo de processo decisório utilizado como referência.

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Biografia do Autor

Janine Fleith de Medeiros, Universidade de Passo Fundo

Professor Pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

Cláudio Hoffmann Sampaio, PUCRS

Professor Pesquisador da FACE PUCRS

Marcelo Gattermann Perin, PUCRS

Professor Pesquisador FACE PUCRS

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Publicado

2010-10-06

Como Citar

Fleith de Medeiros, J., Hoffmann Sampaio, C., & Gattermann Perin, M. (2010). Fatores emocionais no processo de tomada de decisão de compra. Psico, 41(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/6567