Formas de avaliar e intervir sobre as atribuições causais

Uma revisão do escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.34706

Palavras-chave:

motivação para aprendizagem, intervenção psicológica, avaliação psicológica, educação básica

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão do escopo de artigos que investigaram as atribuições causais intrapessoais na educação básica. As 46 pesquisas analisadas dataram de 1973 a 2020. Como resultado, contabilizaram-se 34 instrumentos de avaliação das atribuições causais para situações gerais e específicas na escola, sendo reportada na maior parte dos estudos a presença de suas propriedades psicométricas. Os achados indicaram uma ampliação das causas avaliadas, para além da capacidade, esforço, dificuldade da tarefa e sorte. Os instrumentos foram utilizados em estudos de desenho transversal e longitudinal, envolvendo amostras de quatro continentes. Verificaram-se associações das atribuições causais com variáveis intraindividuais e contextuais. Os programas de retreinamento atribucional centralizaram-se no esforço e na capacidade. Os pesquisadores sugerem que as intervenções sejam conduzidas por meio de instruções diretas e de modelação. Conjectura-se que estes achados podem nortear o desenvolvimento de novas pesquisas, bem como fundamentar práticas avaliativas e interventivas no campo da motivação para aprendizagem.

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Biografia do Autor

Adriana Satico Ferraz, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Mestre em Psicologia (área de concentração: Avaliação Psicológica e Educacional) pela Universidade São Francisco (USF), em Campinas, SP, Brasil. Doutoranda em Psicologia pela mesma instituição.

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professora aposentada da Universidade São Francisco, Campus Swift, em Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Ferraz, A. S., & Santos, A. A. A. dos. (2021). Formas de avaliar e intervir sobre as atribuições causais: Uma revisão do escopo. Psico, 52(4), e34706. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.34706

Edição

Seção

Revisão Sistemática

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