Avaliação de habilidades relacionadas à compreensão de leitura no ensino fundamental

Autores

  • Adriana Satico Ferraz Universidade São Francisco
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.24376

Palavras-chave:

reconhecimento de palavras, consciência fonológica, instrução formal

Resumo

Por reconhecer a relevância da compreensão de leitura para o processo de ensino e aprendizagem, esse estudo objetivou a investigação da sua relação com o reconhecimento de palavras e a consciência fonológica, bem como a contribuição de ambas as habilidades para o seu desempenho. A amostra de estudo contou com 390 alunos do 3º ao 5º anos do primeiro ciclo do Fundamental, residentes nas cinco regiões brasileiras, sendo 181 meninos e 209 meninas (M idade=9,21; DP=1,065). Os instrumentos utilizados foram dois textos de Cloze e a EREP, aplicados coletivamente, e o RACF, aplicado individualmente. Identificaram-se correlações entre a compreensão de leitura e ambas as habilidades, com destaque para a contribuição superior do reconhecimento de palavras para a compreensão de leitura. Verificaram-se, ainda, as diferenças de desempenho para as variáveis ano escolar e região de moradia. Destaca-se a iniciativa desse estudo em avaliar o desempenho dos alunos nos primeiros anos escolares na dimensão das cinco regiões brasileiras.

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Biografia do Autor

Adriana Satico Ferraz, Universidade São Francisco

Doutora, Universidade São Francisco

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

Mestranda, Universidade São Francisco.

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Publicado

2017-03-30

Como Citar

Ferraz, A. S., & dos Santos, A. A. A. (2017). Avaliação de habilidades relacionadas à compreensão de leitura no ensino fundamental. Psico, 48(1), 21–30. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.24376

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