Técnicas persuasivas de comunicação em comerciais de alimentos para o telespectador brasileiro

Autores

  • Lucas Paulo Rigoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Karine de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Keitiline R. Viacava Decision Making Lab
  • Lisiane Bizarro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.27816

Palavras-chave:

Propaganda, Alimento, Comunicação persuasiva.

Resumo

O telespectador é exposto a grande quantidade de mensagens que buscam persuadi-lo a escolher um determinado produto. A elevada proporção de propagandas de alimentos não saudáveis pode influenciar hábitos alimentares e contribuir para a obesidade. O objetivo deste estudo foi identificar técnicas persuasivas de comunicação em propagandas de alimentos não saudáveis veiculadas na televisão. Uma amostra de 19 comerciais foi analisada em busca das técnicas persuasivas referidas na literatura. As técnicas mais frequentes foram conveniência, qualidade, sabor, valorização social e diversão. Também foram identificadas elevação do humor, oferta premiada, personagens animados e saudável, frequentes nos resultados de estudos nacionais e internacionais. Os resultados reforçam a pertinência do estudo psicológico das técnicas persuasivas, contribuindo para programas voltados a indivíduos que enfrentam problemas de saúde como obesidade, diabetes ou hipertensão. Podem, também, colaborar para ações preventivas para educar e conscientizar a população para a importância de escolhas mais conscientes e, possivelmente, saudáveis.

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Publicado

2018-10-16

Como Citar

Rigoni, L. P., Souza, L. K. de, Viacava, K. R., & Bizarro, L. (2018). Técnicas persuasivas de comunicação em comerciais de alimentos para o telespectador brasileiro. Psico, 49(3), 274–284. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.27816

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