O Imaginário da Velhice na Música Popular Brasileira (MPB)

Autores

  • Alberlei Schlögl Universidade Católica de Brasília
  • Altair Macedo Lahud Loureiro Universidade Católoca de Brasília

Palavras-chave:

Música Popular Brasileira, idoso, imaginário.

Resumo

O compositor tem a capacidade de ler o invisível, como se escutasse a linguagem coletiva que vaga em nosso inconsciente, comprovando a veracidade de suas intuições por meio da recepção do povo, daqueles milhares que cantam a poesia de suas músicas. Mergulhar nesse mundo do imaginário da Música Popular Brasileira (MPB) é conhecer os medos, as aspirações, enfim, é trazer à tona os desejos mais íntimos e mais velados do nosso povo. Procurou-se, por meio do rico material que é a nossa MPB, compreender a velhice, verificando como ela é percebida pela sociedade. Na leitura interpretativa dos poemas, tomou-se como referência as teorias do imaginário, de Gilbert Durand, a intuição do instante, de Gaston Bachelard e a teoria da complexidade, de Edgar Morin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberlei Schlögl, Universidade Católica de Brasília

Graduação: Psicologia e Musica. Pós Gradução L.S. Pedagogia do Ensino Superior. Mestrando em Gerontologia - UCB

Altair Macedo Lahud Loureiro, Universidade Católoca de Brasília

Graduada em Pedagogia - Instituição: Faculdade de Filosofia, Ciêcias e Letras Imaculada Conceição (1964), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria RS (1970), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília DF(1976) e - Doutorado em Educação pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SP(1993) Com Bolda Sanduiche - FRANÇA E SUIÇA - CAPES/MEC(1991). Aposentada da Universidade de Brasília (2001), consultora de pesquisa da NEPTI/CEAM/UnB, Conselheira do CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTITO FEDERAL - CEDF -, docente rtc - doutor da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de EDUCAÇÃO - ANTROPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES, ANTROPOLOGIA DO IMAGINÁRIO e GERONTOLOGIA, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginario, violência, velhice, asilos, arquétipo teste de nove elementos - at-9,; nas áreas de educação e gerontologia.Pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

Schlögl, A., & Loureiro, A. M. L. (2012). O Imaginário da Velhice na Música Popular Brasileira (MPB). Psico, 43(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/9982

Edição

Seção

Artigos