Dados Normativos do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) em Estudantes do Ensino Fundamental

Autores

  • Izabel Hazin UFRN
  • Jorge Tarcísio da Rocha Falcão UFRN
  • Daniell Garcia UFRN
  • Ediana Gomes UFRN
  • Rodolpho Cortez UFRN
  • Samantha Maranhão UFRN
  • Thayza Menezes UFRN
  • Maria da Graça Bompastor Borges Dias UFPE

Palavras-chave:

testes de cancelamento, psicometria, normas de desempenho

Resumo

O presente artigo traz dados de normatização do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC). Participaram do estudo 524 sujeitos, com idades entre sete e 16 anos, estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada da cidade de Natal/RN. Foram analisadas as diferenças de desempenho dos estudantes em função do tipo de escola, sexo e faixa etária. Verificou-se que as variáveis: nível de escolaridade e tipo de escola mostraram-se estatisticamente significativas (p < 0,05), enquanto a variável sexo não apresentou relevância para diferenciação de desempenho dos estudantes. Em termos de acurácia e velocidade em tarefas que avaliam a seletividade e alternância, constatou-se aumento significativo no desempenho dos estudantes nas três primeiras séries do ensino fundamental e estabilização dos resultados nos três últimos anos, o que aponta para estabelecimento de platô no desenvolvimento atencional. O TAC apresentou sensibilidade para a detecção de aspectos neurodesenvolvimentais e características socioculturais do funcionamento cognitivo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Hazin, UFRN

Profa. do Departamento de Psicologia da UFRN Profa. da pós-graduação em psicologia - UFRN Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia da UFRN - LAPEN-UFRN

Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, UFRN

Graduado em Psicologia pela UFPE. Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Doutor em Psicologia da Aprendizagem pela Universidade de Paris V. Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Daniell Garcia, UFRN

Graduada em Psicologia pela UFRN e Doutoranda Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ediana Gomes, UFRN

Graduada em Psicologia pela UFRN e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rodolpho Cortez, UFRN

Graduado em Psicologia pela UFRNMestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Samantha Maranhão, UFRN

Graduada em Psicologia pela UFRN e Mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Thayza Menezes, UFRN

Bolsista de Iniciação Científica no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria da Graça Bompastor Borges Dias, UFPE

Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernam- buco.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

Hazin, I., Falcão, J. T. da R., Garcia, D., Gomes, E., Cortez, R., Maranhão, S., Menezes, T., & Dias, M. da G. B. B. (2012). Dados Normativos do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) em Estudantes do Ensino Fundamental. Psico, 43(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/9394

Edição

Seção

Artigos