Qualidade de Sono e sua Relação com o Rendimento Acadêmico em Estudantes Universitários de Turnos Distintos

  • Danilo de Freitas Araújo UFRN
  • Katie Moraes de Almondes UFRN
Palavras-chave: Sono, desempenho acadêmico, estudantes universitários.

Resumo

Analisou-se a correlação entre níveis de sonolência, qualidade do sono e rendimento acadêmico de graduandos. A amostra (média de idade: 24 anos, DP = 8,09) foi constituída por 109 estudantes do turno matutino e 125 do noturno. Preencheram ficha sócio-demográfica, Escala de Sonolência de Epworth e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. O rendimento acadêmico foi solicitado aos coordenadores dos cursos. Os resultados mostraram para sonolência média de 9,03 pontos (DP = 4,01) no turno matutino, e 9,7 (DP = 4,01) no noturno, e para qualidade do sono, 5,54 (DP = 2,99) e 5,53 (DP = 3,08), respectivamente. Foram constatadas diferenças significativas em sonolência (t = -29,55; p < 0,05) e qualidade do sono (t = -19,82; p < 0,05) entre os turnos. Demonstrou-se que rendimento e qualidade do sono não estavam correlacionados nos turnos matutino (r = -0,05; p > 0,05) e noturno (r = 0,03; p > 0,05). Os dados mostraram que os estudantes do turno noturno são mais sonolentos e possuem pior qualidade do sono, embora isso não influa sobre seu rendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo de Freitas Araújo, UFRN
Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Katie Moraes de Almondes, UFRN
Doutora em Psicobiologia; Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN; Psicóloga clínica e da saúde/hospitalar; Membro da Sociedade Brasileira do Sono.
Publicado
2012-09-13
Como Citar
Araújo, D. de F., & de Almondes, K. M. (2012). Qualidade de Sono e sua Relação com o Rendimento Acadêmico em Estudantes Universitários de Turnos Distintos. Psico, 43(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/9369
Seção
Artigos