Voluntariado ambiental: um estudo exploratório

  • André Luís Ferreira Moniz Universidade de Brasília
Palavras-chave: voluntariado, comportamento pró-ambiental, comportamento pró-social

Resumo

O voluntariado ambiental é um exemplo de confluência dos comportamentos pró-sociais e pró-ambientais. A presente pesquisa objetivou identificar categorias temáticas do discurso e funções do voluntariado em uma organização voluntária. Foi aplicado o Inventário das Funções do Voluntariado (IFV) junto a quatro voluntários e conduzidas entrevistas semi-estruturadas com três deles. Foram identificados quatro eixos temáticos: características e perfil do voluntário, organização voluntária, crise ambiental e percepção da sociedade. O IFV permitiu identificar semelhanças e diferenças quanto ao gênero e idade. Discute-se a importância das gratificações para a inserção e manutenção do voluntariado e apontam-se sugestões para gestores e para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Ferreira Moniz, Universidade de Brasília
Graduei-me como Bacharel e Psicólogo em pela Universidade de Brasília (1999 e 2000) e concluí o mestrado em Psicologia pela mesma universidade, em 2002, quando pesquisei sobre os trabalhos voluntários e a percepção dos profissionais em saúde, sob orientação da Professora Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de Araújo em Psicologia da Saúde. Atuo como professor universitário desde 2002 e atualmente leciono em duas faculdades: A Universidade Paulista e o Instituto de Educação Superior de Goiás. Tenho experiência profissional em Gestão de IES e em programas do MEC como, por exemplo: SINAES, autorização e reconhecimento de cursos superiores, FIES e Prouni. Interesso-me por comportamentos pró-sociais e pró-ambientais, com enfoque no voluntariado. Mais recentemente tenho estudado perspectivas de mudança de comportamento em uma direção responsável ambientalmente e estratégias de implementação.
Publicado
2011-01-12
Como Citar
Moniz, A. L. F. (2011). Voluntariado ambiental: um estudo exploratório. Psico, 42(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/6785
Seção
Artigos