Fatores emocionais no processo de tomada de decisão de compra

  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo
  • Cláudio Hoffmann Sampaio PUCRS
  • Marcelo Gattermann Perin PUCRS
Palavras-chave: fatores emocionais, processo decisório, compra, consumidor, casais.

Resumo

Esse artigo analisa, através de um estudo exploratório de caráter qualitativo, o papel das emoções ao longo das etapas do processo de decisão de compra de imóveis por casais. Para tanto, a partir das contribuições conceituais dos estudos relacionados à teoria cognitiva das emoções, foi elaborado um instrumento de coleta de dados conciliando a abordagem indireta (simulada) com a abordagem direta (não simulada). Os resultados foram analisados seguindo-se a metodologia de análise de conteúdo, e revelaram a manifestação dos 07 (sete) fatores emocionais pertencentes ao grupo das emoções positivas (encantamento, romantismo, satisfação, alegria, vibração, tranquilidade e surpresa) e de 05 (cinco) fatores pertencentes ao grupo das emoções negativas (insatisfação, preocupação, vergonha, inveja e surpresa) no decorrer das 07 (sete) etapas do processo de decisão de compra. Com base nos resultados, identificou-se que os fatores emocionais podem acelerar ou então retardar a realização das etapas do modelo de processo decisório utilizado como referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Fleith de Medeiros, Universidade de Passo Fundo
Professor Pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Cláudio Hoffmann Sampaio, PUCRS
Professor Pesquisador da FACE PUCRS
Marcelo Gattermann Perin, PUCRS
Professor Pesquisador FACE PUCRS
Publicado
2010-10-06
Como Citar
Fleith de Medeiros, J., Hoffmann Sampaio, C., & Gattermann Perin, M. (2010). Fatores emocionais no processo de tomada de decisão de compra. Psico, 41(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/6567