Um percurso de formação: do discurso comum ao discurso universitário

Autores

  • Claudia Rosa Riolfi USP
  • Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro USP

Palavras-chave:

Escrita, discurso, ensino superior, psicanálise.

Resumo

Nosso objeto de pesquisa são as transformações nas maneiras de um pesquisador em formação registrar por escrito sua lida com seu objeto de pesquisa. Para tal fim, comparamos o modo como uma mesma informante redigiu a seção dedicada à análise de dados em seu relatório de iniciação científica e em sua tese de doutorado. Pressupomos que, para ser bem sucedido em sua formação, o pesquisador precisa aprender a escrever nos moldes da comunidade discursiva onde se realiza a formação e, para além disso, aprender a localizar e a transmitir os seus impasses lógicos por escrito. Para mostrar como esta passagem se dá, recorremos à noção de discurso como laço social cunhada por Jacques Lacan. Concluímos que, ao ser capturada pelo funcionamento do discurso universitário, a informante utilizou os meios necessários para aprender a escrever um texto socialmente validado em sua comunidade interpretativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Rosa Riolfi, USP

Psicanalista, professora das disciplinas ligadas à metodologia de ensino da língua portuguesa na FE-USP. Co-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP).

Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro, USP

Formada em Letras, mestranda em Educação, na linha de pesquisa: Linguagem e Educação, da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista Fapesp 2008-2010. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP).

Downloads

Publicado

2010-10-06

Como Citar

Riolfi, C. R., & Ribeiro, M. A. de O. (2010). Um percurso de formação: do discurso comum ao discurso universitário. Psico, 41(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/6354