Jornal do CAPS: construção de histórias em Oficinas Terapêuticas

  • Susane Vasconcelos Zanotti Universidade Federal de Alagoas
  • Adélia Augusta Souto de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Juliano Almeida Bastos Centro de Atenção Psicossocial Dr. João Cabral Toledo
  • Wanderson Vilton Nunes da Silva Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: História, Oficinas Terapêuticas, CAPS, psicanálise, saúde mental.

Resumo

Este artigo é resultado da intervenção em um Centro de Atenção Psicossocial no âmbito do projeto de extensão universitária “Oficinas Terapêuticas em Centros de Atenção Psicossocial”. Seu objetivo é descrever e problematizar aspectos relacionados à abordagem metodológica adotada. Para tanto, focaliza a construção de histórias de vida e do lugar enquanto instrumento privilegiado na oficina terapêutica. Os subsídios teórico-metodológicos utilizados referem-se às contribuições da Psicanálise ao campo da Saúde Mental e às formulações de Freud e Lacan sobre construções e histórias. A repercussão evidencia-se na efetivação das dez oficinas, as quais possibilitaram ao grupo a construção de histórias e a produção de um jornal por eles intitulado “Jornal do CAPS”. Identifica-se ainda, mudanças na comunicação, no ato de contar e construir histórias, e na convivência estabelecida entre os integrantes do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susane Vasconcelos Zanotti, Universidade Federal de Alagoas
Profa. Dra. Psicologia na Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: “Família, Gênero e Desenvolvimento Humano” e “Clínica Psicanalítica”- CNPq. Membro do Grupo de Trabalho: Psicopatologia e Psicanálise da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.
Adélia Augusta Souto de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas
Profa. Dra. Psicologia na Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: “Epistemologia e Ciência Psicológica” e “Família, Gênero e Desenvolvimento Humano” CNPq. Membro do Grupo de Trabalho: Psicologia Sócio-histórica no contexto de desigualdade social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia.
Juliano Almeida Bastos, Centro de Atenção Psicossocial Dr. João Cabral Toledo
Psicólogo formado na Universidade Federal de Alagoas. Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Dr. João Cabral Toledo. Psicólogo do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.
Wanderson Vilton Nunes da Silva, Universidade Federal de Alagoas
Estudante de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas. Bolsista do Projeto Oficinas Terapêuticas em Centros de Atenção Psicossocial: intervenção e formação do estudante de Psicologia (PROAPEX/2008). Participante do Grupo de Pesquisa: “Psicologia Discursiva” da Universidade Federal de Alagoas.
Publicado
2010-05-17
Como Citar
Zanotti, S. V., de Oliveira, A. A. S., Bastos, J. A., & da Silva, W. V. N. (2010). Jornal do CAPS: construção de histórias em Oficinas Terapêuticas. Psico, 41(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/5737