Autopercepção no Rorschach de vítimas de abuso sexual infantil

  • Silvana Alba Scortegagna universidade de passo fundo
  • Anna Elisa de Villemor-Amaral Universidade Sao Francisco
Palavras-chave: avaliação psicológica, sistema compreensivo, evidência de validade, crianças e adolescentes, saúde pública.

Resumo

Este estudo teve como objetivo buscar a validade do Rorschach em vítimas de abuso sexual. Participaram 76 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 10 e 14 anos, do ensino fundamental e médio, com nível socioeconômico médio-baixo, divididos em dois grupos distintos, um grupo de vítimas e outro de não-vítimas. Foram utilizados uma ficha sociodemográfica e o Rorschach no Sistema Compreensivo. O teste MANOVA revelou diferenças significativas entre os indicadores do Rorschach nas respostas de movimento inanimado m, e de conteúdo sangue B1. As respostas de conteúdo anatômico An, mórbido MOR, sexual Sx, e de qualidade formal FQ- demonstraram pontuações mais altas no grupo de vítimas. A presença de uma autopercepção distorcida e de uma autoestima rebaixada nas vítimas pode ser decorrente do processo de vitimização. Esses resultados são consistentes com estudos anteriores e apóiam a validade do uso do Rorschach na avaliação de vítimas de abuso sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Alba Scortegagna, universidade de passo fundo
Psicóloga. Docente na Universidade de Passo Fundo/RS. Doutora em Psicologia com área de concentração em Avaliação Psicológica pela USF/Itatiba/SP. Mestre em Educação pela UPF/RS. Especialista em Diagnóstico Psicológico PUC/RS
Anna Elisa de Villemor-Amaral, Universidade Sao Francisco
Psicóloga, Doutora, professora associada da Universidade São Francisco – Programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Psicologia.
Publicado
2009-11-20
Como Citar
Scortegagna, S. A., & Villemor-Amaral, A. E. de. (2009). Autopercepção no Rorschach de vítimas de abuso sexual infantil. Psico, 40(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/5736
Seção
Artigos