Representações dos cuidadores sobre a atenção na esquizofrenia

Autores

  • Marcelo Machado de Almeida Centro de Pesquisa René Rachou - FIOCRUZ - MG
  • Virgínia Torres Schall Centro de Pesquisa René Rachou/Fundação Oswaldo Cruz
  • Alberto Mesaque Martins Centro de Pesquisa René Rachou/Fundação Oswaldo Cruz
  • Celina Maria Modena Centro de Pesquisa René Rachou/Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Atenção, esquizofrenia, cuidador, representação social.

Resumo

No Brasil, com o movimento de Reforma Psiquiátrica, um novo ator emerge na atenção à saúde mental: o cuidador, a quem o sistema de saúde precisa considerar no sentido de alcançar um processo terapêutico integral e efetivo. Nesse sentido, procurou-se conhecer as representações sociais de cuidadores de pacientes com esquizofrenia, em relação à atenção prestada num CAPS do interior de Minas Gerais. Considerando-se a perspectiva da pesquisa qualitativa e utilizando entrevistas semiestruturadas, foram entrevistados 15 cuidadores de pacientes diagnosticados com esquizofrenia que utilizavam o CAPS da cidade de Lagoa da Prata-MG. O discurso dos entrevistados permitiu identificar três categorias: a desinstitucionalização, a atenção por equipe multidisciplinar e o tratamento medicamentoso. Conclui-se que os profissionais de saúde devam implementar práticas no intuito de informar e integrar o cuidador no processo de atenção, acolhendo a sua participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Machado de Almeida, Centro de Pesquisa René Rachou - FIOCRUZ - MG

Médico Psiquiatra do CAPS de Lagoa da Prata - MG, Mestre em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR) – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-MG).

Virgínia Torres Schall, Centro de Pesquisa René Rachou/Fundação Oswaldo Cruz

Psicóloga, Pós-Doutora em Educação, Pesquisadora Titular e Chefe do Laboratório de Educação em Saúde – (CPqRR-FIOCRUZ-MG)

Alberto Mesaque Martins, Centro de Pesquisa René Rachou/Fundação Oswaldo Cruz

Graduando em Psicologia, Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro do LABES – CPqRR – FIOCRUZ – MG

Celina Maria Modena, Centro de Pesquisa René Rachou/Fundação Oswaldo Cruz

Psicóloga, Pós-Doutora em Saúde Coletiva, Pesquisadora Visitante do LABES – CPqRR – FIOCRUZ – MG

Downloads

Publicado

2010-04-12

Como Citar

Almeida, M. M. de, Schall, V. T., Martins, A. M., & Modena, C. M. (2010). Representações dos cuidadores sobre a atenção na esquizofrenia. Psico, 41(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/5417

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)