A suspeita em Freud: o estatuto da interpretação em psicanálise

Autores

  • Tiago Ribeiro Nunes Universidade Federal de Goiás/CAC
  • Renata Wirthmann Gonçalves Ferreira Universide Federal de Goiás/CAC
  • Wesley Godoi Peres Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Psicanálise, interpretação, falha.

Resumo

O presente estudo destaca o tema da suspeita em Freud. Partindo da hipótese de que, em Freud, a suspeita se realiza sob a forma do inconsciente e que o inconsciente freudiano recusa exaurir-se na tradução, demonstraremos que a interpretação psicanalítica afirma, sobretudo, a característica diferencial de um inconsciente no qual o significante e o afeto encontram-se fundidos sob a forma da falha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Ribeiro Nunes, Universidade Federal de Goiás/CAC

Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2004), Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como docente e sub-coordenador do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Goiás/CAC desde 2006. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na Teoria Psicanalítica, pesquisando principalmente as relações entre Clínica e Cultura.

Renata Wirthmann Gonçalves Ferreira, Universide Federal de Goiás/CAC

possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2003) e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor assistente, nível 1 da Universidade Federal de Goiás e doutoranda do programa de pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da UnB. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica-Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: artes, Frida Kahlo, feminilidade, sexualidade feminina e psicose.

Wesley Godoi Peres, Universidade de Brasília

Psicólogo e Escritor. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2003), é especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade de Brasília - UnB (2005), mestre em Letras e LInguística pela Universidade Federal de Goiás (2007), com dissertação sobre relações entre literatura e o inconsciente freudiano, e doutorando em Psicologia Clínica e Cultura na Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2010-01-07

Como Citar

Nunes, T. R., Ferreira, R. W. G., & Peres, W. G. (2010). A suspeita em Freud: o estatuto da interpretação em psicanálise. Psico, 40(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/5340

Edição

Seção

Artigos