Fundamentos da instrução. Breve revisão com enfoque na perspectiva de Elias e Merriam (1984,1995)

  • Ana Paula Couceiro Figueira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Orientações metodológicas, instrução, modelos conceptuais

Resumo

Pretende sensibilizar-se os leitores para os modelos conceptuais ou sistemas teóricos explicativos, justificativos ou orientadores, das práticas educativas ou de instrução. Encontramos na literatura diferentes tipologias de perspectivas da aprendizagem/do conhecimento, com ressonâncias ao nível do ensino e da instrução, ou seja, teorias de aprendizagem e da instrução, paradigmas /epistemologias da Psicologia Educacional, ou orientações paradigmáticas do ensino. Iremos, apenas, neste contexto, dar conta da leitura de Elias e Merriam (1984, 1995) sobre os fundamentos da instrução. O sistema proposto por Elias e Merriam (1984, 1995) é bastante estruturado, sistemático, de leitura substancialmente holística e de grande acuidade e actualidade. Estes autores propõem, como fundamentos filosóficos da educação, seis (6) sistemas maiores do pensamento educacional: a educação liberal, a educação progressista (progressive education), o behaviorismo, a educação humanista, a educação radical e a análise conceptual.

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Biografia do Autor

Ana Paula Couceiro Figueira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra
Área em Psicologia, Psicologia da Educação cf https://woc.uc.pt/fpce/person/listdocentes.do https://woc.uc.pt/fpce/person/ppgeral.do?idpessoa=7& Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educacao
Publicado
2009-10-30
Como Citar
Figueira, A. P. C. (2009). Fundamentos da instrução. Breve revisão com enfoque na perspectiva de Elias e Merriam (1984,1995). Psico, 40(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/4919
Seção
Artigos