Metas e práticas de socialização parental que impactam a adaptação das crianças nas famílias adotivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.42783

Palavras-chave:

Adoção, Parentalidade, Socialização, Família, Desenvolvimento Humano

Resumo

Nosso objetivo foi identificar as metas e as práticas de socialização parental que impactam a adaptação das crianças em suas famílias adotivas, assim como a percepção dos pais adotivos sobre interações de qualidade, desenvolvimento, desafios da adoção e estratégias utilizadas para lidar com os desafios. Foi realizado um grupo focal com seis participantes (cinco famílias) com filhos por adoção, todos residentes no estado do Espírito Santo. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. A Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano foi utilizada para compreender os resultados. As metas de socialização predominantes foram Auto aperfeiçoamento e Expectativas Sociais, o que demonstra metas relacionadas tanto na esfera individual quanto relacional. Este estudo servirá como base para o desenvolvimento de intervenções voltadas para pais adotivos, a fim de promover estratégias de socialização positivas que visam otimizar a adaptação das crianças adotivas em suas famílias, bem como promover o desenvolvimento infantil positivo.

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Biografia do Autor

Anna Carolina Assis de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil; atuou como bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES).

Leandra Lúcia Moraes Couto, Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU), Vitória, ES, Brasil.

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil; mestre em Psicologia pela UFES, em Vitória, ES, Brasil. Psicóloga escolar na Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (APOIE) da Secretaria de Educação do Espírito Santo (SEDU), em Vitória, ES, Brasil.

Edinete Maria Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil; com pós-doutorado pela Universidade da Carolina do Norte (UNCG), nos Estados Unidos; mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil. Professora titular da UFES, em Vitória, ES, Brasil. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPq.

Elisa Avellar Merçon-Vargas, University of North Carolina at Greensboro (UNCG), Greensboro, NC, Estados Unidos.

Doutora em Desenvolvimento Humano e Estudos da Família pela Universidade da Carolina do Norte em Greensboro (UNCG), nos Estados Unidos; com pós- -doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, Brasil; mestre em Psicologia pela UFES, em Vitória, ES, Brasil. Professora e Coordenadora de Estágio da UNCG, nos Estados Unidos.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Assis de Paula, A. C., Moraes Couto, L. L., Maria Rosa, E., & Avellar Merçon-Vargas, E. (2023). Metas e práticas de socialização parental que impactam a adaptação das crianças nas famílias adotivas. Psico, 54(2), e42783. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.42783