Relação entre videogames de ação, mindfulness e medo da COVID-19 em universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.42541

Palavras-chave:

medo da COVID-19, mindfulness, jogos de computador, atenção

Resumo

A interação com videogame aumentou significativamente na pandemia de COVID-19. Por outro lado, um aspecto atencional que pode apresentar alterações relacionadas à quantidade de interação com videogames de ação é o mindfulness. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar uma possível relação entre o uso de videogames de ação (em horas semanais), o mindfulness e o medo da COVID-19. Para tanto, solicitou-se a jogadores e não jogadores de videogames de ação com idades entre 18 e 29 anos (n = 384, M = 21,6, DP = 2,6) que respondessem à Escala de Medo da COVID-19 e à Escala de Facetas do Mindfulness. Os resultados não demonstraram relação significativa entre uso de videogames de ação e mindfulness, mas apontaram que jogadores de videogame de ação apresentaram menos medo da COVID-19. Discute-se como o escapismo proporcionado pelo jogo pode explicar, em parte, uma diminuição da atenção a informações relativas à doença.

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Biografia do Autor

Radael Rezende Rodrigues Junior, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Doutor em Psicologia Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil; mestre em Artes pela mesma instituição.

Livia Carla de Melo Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil. Professora associada de Farmacologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil.

Mariane, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Psicologia UFRGS. Professora associada do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós- -graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, ES, Brasil.

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Publicado

2024-03-19

Como Citar

Rezende Rodrigues Junior, R., de Melo Rodrigues, L. C., & Lima de Souza, M. (2024). Relação entre videogames de ação, mindfulness e medo da COVID-19 em universitários. Psico, 55(1), e42541. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.42541