Uma intervenção de Terapia Focada na Compaixão em Grupos Online no contexto da pandemia por COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.3.41526

Palavras-chave:

Terapia Focada na Compaixão, compaixão, COVID-19, lapicc contra covid, intervenção online em grupo

Resumo

A Terapia Focada na Compaixão (TFC) é uma abordagem de tratamento transdiagnóstico que visa desenvolver capacidades de calma e afiliação como uma maneira de regular o sistema de ameaças, o que pode ser muito útil em situação de crise, como o caso da pandemia pelo COVID-19. Trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo apresentar uma intervenção em grupo de 3 sessões semanais de TFC realizada em ambiente virtual, com objetivo de oferecer suporte à população na pandemia por COVID-19, avaliando possíveis mudanças nos níveis de depressão, ansiedade, estresse e autocompaixão. Neste estudo, 106 participantes concluíram a intervenção ofertada dentro do programa “LaPICC contra COVID-19”. Foram encontradas diferenças significativas nas medidas quantitativas de depressão, ansiedade e estresse, além da autocompaixão. Os dados qualitativos também indicaram mudanças em termos de compaixão e autocompaixão. Esses achados sugerem que a compaixão pode contribuir para a saúde mental e bem-estar psicológico, bem como para o enfrentamento de crises nos participantes deste grupo.

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Biografia do Autor

Nazaré Almeida, Universidade de São Paulo (USP-RP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; vinculada ao Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Departamento de Psicologia.

Isabela Pizzarro Rebessi, Universidade de São Paulo (USP-RP), Ribeirão Preto, SP, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; vinculada ao Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Departamento de Psicologia.

Karen Szupszynski, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil

Pós-doutorado em Psicobiologia pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (USP); professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados, MS, Brasil e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Carmem Beatriz Neufeld, Universidade de São Paulo (USP-RP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Livre-docente em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Almeida, N., Rebessi, I. P., Szupszynski, K., & Neufeld, C. B. (2021). Uma intervenção de Terapia Focada na Compaixão em Grupos Online no contexto da pandemia por COVID-19. Psico, 52(3), e41526. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.3.41526

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