Escala de Crenças sobre Educação Sexual (ECES)

Evidências de Validade no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.40098

Palavras-chave:

Educação sexual, Escala, Validação de constructo, Adaptação transcultural, Escola

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar a adaptação transcultural e produzir evidências de validade de uma escala para medir crenças sobre educação sexual no contexto brasileiro. Participaram desta pesquisa 580 universitários de cursos de licenciaturas, que responderam a um questionário contendo a versão adaptada da escala. Foram realizados procedimentos para adaptação transcultural do instrumento original e uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) do instrumento adaptado. A versão fi nal da Escala de Crenças sobre Educação Sexual (ECES), composta por dez itens distribuídos em um único fator com uma capacidade de explicação de variância de 47,9%, apresentou boas evidências de validade e fi dedignidade, com coefi ciente alfa de Cronbach de 0,895 e boa conexão com um instrumento correlato. Os resultados indicam que a ECES consiste em uma boa ferramenta de medida, contextualizada com a realidade brasileira.

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Biografia do Autor

Jean Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

Mestre e doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe.

Mozer de Miranda Ramos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil.

Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe.

Elder Cerqueira-Santos, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Mestre e doutor em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Jesus Santos, J., de Miranda Ramos, M., & Cerqueira-Santos, E. (2023). Escala de Crenças sobre Educação Sexual (ECES): Evidências de Validade no Brasil. Psico, 54(2), e40098. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.40098