Práticas educativas de professores, comportamento e dificuldades de desempenho acadêmico

comparações de grupos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.38861

Palavras-chave:

rendimento escolar, habilidades sociais, distúrbios do comportamento, interação professor-aluno

Resumo

Constitui-se em lacuna do conhecimento as práticas educativas dos professores frente às crianças que apresentam dificuldades múltiplas ou específicas. Objetivou-se caracterizar e comparar as práticas educativas positivas e negativas de professores para três grupos diferenciados de crianças, considerando-se uma amostra não clínica, sem problemas comportamentais e de desempenho acadêmico (G1) e duas amostras clínicas, uma de crianças com problemas múltiplos, comportamentais e de desempenho acadêmico (G2) e outra de crianças com problemas específicos, comportamentais (G3). Participaram 102 meninos e suas professoras, as quais responderam a instrumentos sobre práticas educativas, habilidades sociais e problemas comportamentais. Verificou-se que, comparativamente, crianças com problemas de desempenho e de comportamento associados apresentaram mais problemas de comportamento, menos habilidades sociais e seus professores relataram mais déficits de práticas educativas positivas e uso mais frequente de práticas negativas. Conclui-se sobre a relevância de estudar riscos combinados e de promover intervenções com professores e crianças.

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Biografia do Autor

Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; Livre Docente em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, SP, Brasil; com pós-doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, SP, Brasil; mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP, Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, SP, Brasil.

Sonia Regina Loureiro, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, SP, Brasil.

Doutora e mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) em São Paulo, SP, Brasil. Psicóloga. Docente Sênior junto à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Orientadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Mental da FMRP-USP, em Ribeirão Preto, SP, Brasil.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Turini Bolsoni-Silva, A., & Regina Loureiro, S. (2023). Práticas educativas de professores, comportamento e dificuldades de desempenho acadêmico: comparações de grupos. Psico, 54(1), e38861 . https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.38861