Metacognição e Aprendizagem: como se relacionam?
Palavras-chave:
Metacognição, aprendizagem, ensino.Resumo
A metacognição vem sendo abordada em diferentes áreas, e a clara conceituação deste termo se faz necessária para melhor aplicação em recursos de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo principal fazer uma revisão não-sistemática sobre o tema metacognição devido à dificuldade encontrada para a definição deste construto. Determinadas bases de dados foram pesquisadas, como PubMed, Scielo, PsychInfo, Web of Science e Lilacs, no período de 2001 a 2007. Os descritores utilizados na pesquisa foram: metacognição, aprendizagem, metacompreensão, estratégias de aprendizagem, metamemória, fenômeno ponta-da-língua e meta-aprendizagem. Os artigos selecionados foram agrupados por definição de termos. A partir disto, foi elaborada uma descrição da metacognição e suas funções, estratégias e processos. O estreito vínculo com a aprendizagem é uma importante ferramenta para otimização do estudo e resolução de problemas. Os esclarecimentos obtidos neste estudo sugerem questões para futuras pesquisas no âmbito educacional, para aprimorar a relação ensino/aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.