É mesmo (só) Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)? Avaliando TDAH e encontrando dislexia

Palavras-chave: processos cognitivos, avaliação, transtorno da falta de atenção com hiperatividade, dislexia.

Resumo

Dado que déficits na velocidade de processamento são fator de risco para TDAH e dislexia, investigou-se o perfil cognitivo de indivíduos com TDAH e com indicadores de dislexia. Compuseram a amostra escolares com idade entre 7 e 15 anos (62% masculino), sendo 23 diagnosticados com TDAH, 17 em risco para TDAH e 31 crianças em grupo controle. A avaliação incluiu os subtestes do WISC e tarefas tais como Stroop Palavra-Cor, nomeação seriada rápida, fluência verbal, repetição de pseudopalavras, e supressão de fonemas. Após, os participantes foram reclassificados: 45 sem TDAH nem risco para dislexia; 9 com TDAH; 6 com sinais de dislexia; e 11 com TDAH e sinais de dislexia. Os sérios déficits cognitivos apresentados pelo último grupo confirmam os achados sobre o seu fracasso escolar. A comorbidade TDAH-dislexia necessita ser melhor investigada na avaliação diagnóstica de escolares com queixas de dificuldades de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marilene Tavares Cortez, Universidade Federal de Minas Gerais, MG
Doutorado em Psicologia
Luciana Karine de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS Universidade Federal de Minas Gerais, MG
Doutorado em Psicologia
Ângela Maria Vieira Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais, MG
Doutorado em Psicologia

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Publicado
2019-11-29
Como Citar
Cortez, M. T., de Souza, L. K., & Pinheiro, Ângela M. V. (2019). É mesmo (só) Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)? Avaliando TDAH e encontrando dislexia. Psico, 50(3), e29924. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.29924
Seção
Artigos