Fontes de informação, conhecimentos e uso do preservativo em estudantes universitários do Algarve e de Huelva

  • Ana Teresa Martins Universidade do Algarve
  • Cristina Nunes Universidade do Algarve
  • Alicia Muñoz-Silva Universidad de Huelva
  • Manuel Sánchez-García Universidade de Huelva
Palavras-chave: psicologia, saúde

Resumo

Embora os estudantes universitários tenham fácil acesso à informação sobre a transmissão do VIH e os comportamentos de risco associados à actividade sexual, esta informação nem sempre é correcta nem se baseia em fontes fiáveis ou conhecimentos científicos. Por outro lado, o nível de conhecimentos nem sempre se traduz numa utilização mais frequente do preservativo. Neste estudo analisaram-se as fontes de informação sobre os métodos contraceptivos e as doenças de transmissão sexual, os conhecimentos sobre a AIDS e o modo de transmissão do VIH e o uso do preservativo em 678 estudantes universitários portugueses e espanhóis. O nível de conhecimento é elevado em ambas as amostras, contudo os estudantes portugueses apresentam um melhor nível. Encontraram-se algumas diferenças no uso do preservativo e na utilização das fontes de informação entre países e sexo. Discutem-se as implicações para as actividades de promoção da saúde assim como o papel dos diferentes agentes educativos. Palavras-chave: AIDS; fontes de informação; conhecimentos; uso do preservativo; estudantes universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Teresa Martins, Universidade do Algarve
Assistente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Doutoranda em Psicologia, especialidade de Psicologia Clínica.
Cristina Nunes, Universidade do Algarve
Professora auxiliar do departamento de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Doutorada em Psicologia pela Universidade de Sevilha. Directora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Directora do mestrado em Psicologia da Educação, na área de especialização de Necessidades Educativas Especiais.
Alicia Muñoz-Silva, Universidad de Huelva
Doutora em Psicologia. Docente no Departamento de Psicologia da Universidade de Huelva.
Manuel Sánchez-García, Universidade de Huelva
Doutor em Psicologia. Departamento de Psicologia da Universidade de Huelva.
Publicado
2008-05-21
Como Citar
Martins, A. T., Nunes, C., Muñoz-Silva, A., & Sánchez-García, M. (2008). Fontes de informação, conhecimentos e uso do preservativo em estudantes universitários do Algarve e de Huelva. Psico, 39(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/2820
Seção
Artigos