Funcionamento diferencial dos itens na Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES)

Autores

  • Rodolfo A. M. Ambiel Universidade São Francisco
  • Lucas de Francisco Carvalho Universidade São Francisco
  • Thaline da Cunha Moreira Universidade São Francisco
  • Aline Ribeiro Bacan Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.21765

Palavras-chave:

Funcionamento diferencial do item (DIF), Evasão escolar, Ensino superior.

Resumo

O estudo visou verificar a adequação da Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior via rating scale model e investigar a presença de funcionamento diferencial dos itens (DIF) de acordo com o tipo das instituições dos participantes da pesquisa, pública ou particular. Participaram da pesquisa 327 estudantes universitários, de universidades públicas e particulares, de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. As idades variaram entre 17 e 58 anos, sendo 80,1% do sexo feminino. O instrumento utilizado foi a Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES). Os resultados apontaram que em relação à adequação do instrumento as análises foram satisfatórias e que houve a presença de funcionamento diferencial em alguns itens, sendo que a maior parte dos itens com presença de DIF tiveram como grupo privilegiado os alunos de instituição pública. Os resultados são discutidos de acordo com a literatura e novos estudos são sugeridos.

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Publicado

2016-01-26

Como Citar

Ambiel, R. A. M., Carvalho, L. de F., Moreira, T. da C., & Bacan, A. R. (2016). Funcionamento diferencial dos itens na Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES). Psico, 47(1), 68–76. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.1.21765

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