Demandas de psicologia escolar para uma clínica-escola

  • Renata Sassi Serviço de Psicologia Aplicada(SEPA-UCS)
  • Alice Maggi Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Resumo


O estudo objetiva caracterizar e compreender as demandas das instituições escolares ao Serviço de Psicologia Aplicada, incluindo a análise de ações já realizadas e seus respectivos efeitos. Os referenciais teóricos foram da Psicologia Escolar e da Psicanálise. Utilizado o método qualitativo, baseado na análise de conteúdo das 22 entrevistas semidirigidas realizadas com diretores, professores e estagiárias supervisionadas do Curso de Psicologia na Área Escolar. As categorias descritas apontaram para semelhanças e diferenças tanto entre os depoimentos como em direção às possibilidades de trabalho na área. Foram constatadas distorções entre o que a escola entende como função do Psicólogo Escolar e o que, teórica e tecnicamente, se oferece como intervenção possível na comunidade escolar. Este estudo contribuiu para uma avaliação da intervenção em Psicologia Escolar, permitindo a proposição de novas perspectivas que tenham sua origem nos meios acadêmicos da graduação.
Palavras-chave: Psicologia escolar; formação em psicologia; intervenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Sassi, Serviço de Psicologia Aplicada(SEPA-UCS)
Psicóloga. Mestre em Psicologia. Coordenadora do Serviço de
Alice Maggi, Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Psicóloga. Doutora em Psicologia. Docente e Pesquisadora do DEPS. Coordenadora dos Estágios Supervisionados – Departamento de Psicologia – UCS.
Publicado
2007-10-04
Como Citar
Sassi, R., & Maggi, A. (2007). Demandas de psicologia escolar para uma clínica-escola. Psico, 38(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1922
Seção
Artigos