Avaliação da criatividade por meio da produção de metáforas

Autores

  • Augusto Rodrigues Dias UNIARARAS
  • Gleiber Couto UNIARARAS
  • Ricardo Primi USF

Palavras-chave:

criatividade, metáforas, validade, fidedignidade, testes psicológicos

Resumo

Este estudo refere-se à precisão e validade de um instrumento de avaliação da criatividade por meio da produção de metáforas. A amostra foi de124 estudantes universitários dos cursos de Psicologia, Letras, Administração de Recursos Humanos e Turismo. Os dados foram analisados verificando-se, em termos de precisão, a consistência interna do instrumento e a adequação do seu sistema de correção, por intermédio de juízes independentes. A validade foi aferidas pela consistência interna e pela correlação do instrumento com duas atividades do teste “Pensando Criativamente com Figuras e Palavras”, versão brasileira. Os resultados indicaram existir, em termos de precisão, consistência interna para o instrumento e adequação do seu sistema de correção, e em termos de validade, observou-se evidências relacionadas à estrutura interna, com suas variáveis correlacionando-se uma com as outras e correlações positivas e significativas com as duas atividades do teste Pensando Criativamente com Figuras e Palavras, em especial a atividade verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Rodrigues Dias, UNIARARAS

Psicólogo pela UnG, Mestre em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco - USF. Professor das disciplinas relacionadas à Avaliação Psicológica na UNIARARAS. Endereço para Correspondência: Universidade São Francisco, Faculdade de Ciências Humanas, LabAPE, Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 – CEP 13251-900, Itatiba-SP.

Gleiber Couto, UNIARARAS

Psicólogo pela PUCMinas, Mestre e Doutorando em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco - USF, Itatiba – SP. Bolsista CAPES vinculado ao Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional - LabAPE.

Ricardo Primi, USF

Psicólogo pela PUCCamp, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA). Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). Recebe financiamento da FAPESP e do CNPq (produtividade em pesquisa nível IC) Diretor de Pós Graduação e professor do Programa de Pós-Graduaçao Stricto Sensu em Avaliação Psicológica da Universidade São Francisco. Presidente eleito do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia.

Downloads

Publicado

2009-07-23

Como Citar

Dias, A. R., Couto, G., & Primi, R. (2009). Avaliação da criatividade por meio da produção de metáforas. Psico, 40(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1514

Edição

Seção

Artigos