Motivação referente à carreira de alunos de 14 a 18 anos: um estudo exploratório

  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Université de Sherbrooke – USherbrooke – Canadá
  • Bernard Tétreau
  • Marcelle Gingras
Palavras-chave: motivação, adolescência, desenvolvimento de carreira

Resumo

Esta pesquisa explora diferenças nos níveis de motivação referente à carreira de estudantes segundo sexo, idade, ano do ensino médio e tipo de escola. Uma amostra de 848 estudantes do ensino médio – de ambos os sexos, de idades entre 14 e 18 anos, da rede pública e privada do Rio Grande do Sul – respondeu ao Questionário de Motivação Referente à Carreira (QMRC-44). Resultados demonstraram não haver diferenças significativas nas médias conforme as variáveis controladas em estudo. Entretanto, os índices de dispersão em torno das médias tornam-se significativamente menores à medida que avança o ano do ensino médio, podendo-se interpretar que, para a variável ano do ensino médio, as respostas tornam-se mais consistentes, estáveis e precisas no terceiro ano do ensino médio. Estudos longitudinais e transeccionais, incluindo uma extensão maior de idades e de anos de estudo seriam indicados para melhor explorar a presença de diferenças significativas entre as médias das variáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-01-07
Como Citar
Balbinotti, M. A. A., Tétreau, B., & Gingras, M. (2010). Motivação referente à carreira de alunos de 14 a 18 anos: um estudo exploratório. Psico, 40(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1503
Seção
Artigos