Determinantes Situacionais e Individuais da Aprendizagem em Ensino a Distância: Desenvolvimento de Escala

Autores

  • Pedro Paulo Murce Meneses Universidade de Brasília
  • Thaís Zerbini Universidade de Ribeirão Preto
  • Lara Barros Martins Universidade de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

Educação a distância, avaliação de curso, evasão.

Resumo

A educação a distância, apesar de alternativa para a democratização do acesso ao ensino profissional e acadêmico, carece de estudos que expliquem suas altas taxas de evasão. O presente artigo objetivou construir e validar um instrumento que aborda características dos aprendizes, aspectos contextuais de estudo e outros referentes ao curso, capazes de afetar a permanência do alunado. A escala “Determinantes Situacionais e Individuais da Aprendizagem em Ensino a Distância” foi submetida à validação por juízes e posteriormente, respondida por uma amostra de 323 alunos de um curso de graduação a distância em Administração de uma instituição pública federal de ensino superior. Resultados apontam para uma excelente adequação psicométrica do instrumento, com estrutura unifatorial composta pelos 25 itens originalmente propostos que, associados a cargas fatoriais entre 0,36 a 0,80 e um índice de confiabilidade de 0,94, explicavam aproximadamente 43% da variabilidade do fenômeno de interesse.

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Como Citar

Meneses, P. P. M., Zerbini, T., & Martins, L. B. (2012). Determinantes Situacionais e Individuais da Aprendizagem em Ensino a Distância: Desenvolvimento de Escala. Psico, 43(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11698

Edição

Seção

Artigos